Extensão universitária como compromisso social
contribuições da obra "Educação e Mudança"
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-47689Palavras-chave:
Sociedade, Universidade, Prática extensionistaResumo
(Re)ler o livro Educação e Mudança em tempos de crise político-econômica em nosso país, em que vivenciamos uma perseguição às universidades públicas, com cortes de recursos, ataques aos seus fazeres, ao papel do(a) professor(a), é realimentar-se de resistência, compromisso social, inclusive com a defesa da democracia. A temática central deste livro é a mudança, um dos “temas geradores” da prática teórica de Paulo Freire. Na obra, ele reflete sobre a mudança de uma sociedade de oprimidos para uma sociedade de iguais e o papel da educação e da conscientização nesse processo de mudança. Educação e Mudança é composto por quatro capítulos: O compromisso profissional com a sociedade; A educação e o processo de mudança social; O papel do trabalhador social no processo de mudança e Alfabetização de adultos e conscientização. Este texto objetiva, pois, apresentar contribuições dessa obra freiriana para a teoria/prática/pesquisa em extensão universitária
Downloads
Referências
FREIRE, P. Educação e mudança. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GADOTTI, M. Prefácio. In: FREIRE, P. Educação e mudança. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
NOGUEIRA, M. das D. P. (org.) Extensão universitária: diretrizes conceituais e políticas. Belo Horizonte: PROEX/UFMG, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.