Formação continuada de professores de Biologia: uma proposta para complementar a educação em Diamantina, Minas Gerais

Autores

  • Alaísma Pereira da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Gabriela Fernandes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Mayra Ruas da Costa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Concepções de professores, Inovações curriculares, Formação continuada e inicial.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de um programa de educação continuada desenvolvido com professores de Biologia do Ensino Médio, que atuam na rede estadual de ensino da cidade de Diamantina-MG. Tais professores são oriundos de três escolas, selecionadas a partir da proposta do Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia que é trabalhar com escolas inseridas em comunidades populares urbanas com risco de vulnerabilidade social. Os professores responderam a um instrumento estruturado que levantou dados sobre as concepções dos professores sobre o ensino formal e não formal desenvolvido em aulas de Biologia e sobre quais temas curriculares gostariam de trabalhar com seus alunos nas escolas em que atuam. Os resultados apontam para a necessidade de mais investimentos em aspectos metodológicos, conceituais e de produção de material didático que sustentem uma formação de qualidade para professores de Biologia em serviço, bem como para professores em formação oriundos de comunidades populares urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-12-2012

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, A.; FERNANDES, G.; RUAS DA COSTA, M.; RODRIGUES DA COSTA NEVES, M. L. Formação continuada de professores de Biologia: uma proposta para complementar a educação em Diamantina, Minas Gerais. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/21635. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência