Formação continuada de professores de Biologia: uma proposta para complementar a educação em Diamantina, Minas Gerais
Palavras-chave:
Concepções de professores, Inovações curriculares, Formação continuada e inicial.Resumo
Este trabalho apresenta resultados parciais de um programa de educação continuada desenvolvido com professores de Biologia do Ensino Médio, que atuam na rede estadual de ensino da cidade de Diamantina-MG. Tais professores são oriundos de três escolas, selecionadas a partir da proposta do Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia que é trabalhar com escolas inseridas em comunidades populares urbanas com risco de vulnerabilidade social. Os professores responderam a um instrumento estruturado que levantou dados sobre as concepções dos professores sobre o ensino formal e não formal desenvolvido em aulas de Biologia e sobre quais temas curriculares gostariam de trabalhar com seus alunos nas escolas em que atuam. Os resultados apontam para a necessidade de mais investimentos em aspectos metodológicos, conceituais e de produção de material didático que sustentem uma formação de qualidade para professores de Biologia em serviço, bem como para professores em formação oriundos de comunidades populares urbanas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
19-12-2012
Como Citar
PEREIRA DA SILVA, A.; FERNANDES, G.; RUAS DA COSTA, M.; RODRIGUES DA COSTA NEVES, M. L. Formação continuada de professores de Biologia: uma proposta para complementar a educação em Diamantina, Minas Gerais. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/21635. Acesso em: 11 dez. 2024.
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.