Uma abordagem metodológica sobre o planejamento em cooperativas: o caso do sistema ECOSOL em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20707Palavras-chave:
Cooperativa, planejamento, ParticipaçãoResumo
Este artigo trata do processo de planejamento participativo realizado em uma rede de cooperativas de crédito solidárias (ECOSOL), localizada em Minas Gerais, tendo como objetivo apresentar a experiência metodológica dessas atividades de extensão universitária. A metodologia consistiu na utilização de técnicas de dinâmicas de grupo e visualização móvel para diagnosticar problemas e propor soluções; elaboração de esquemas de atribuição de responsabilidade, envolvendo diversos atores às ações e acompanhamento das ações por meio de reuniões e oficinas. O processo de planejamento se mostrou valioso para promover a interação sistemática entre os atores locais e para articular atividades afins. Este trabalho nos mostra que em cooperativas o caráter participativo do planejamento é de fundamental importância, pois possibilita aos cooperados a compreensão da realidade organizacional e a dinamização das suas forças para o alcance dos objetivos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Alan Ferreira de Freitas, Alair Ferreira de Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.