Compromisso social da Universidade Federal de Uberlândia a partir das ações de extensão e o impacto nos ODS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-75148

Palabras clave:

Compromisso social, Agenda 2030, ODS, Ações de extensão, UFU

Resumen

O presente estudo tem por objetivo verificar como as ações de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao compromisso social na promoção do desenvolvimento sustentável. Para isso, a partir de uma análise documental, realizou-se uma análise descritiva da evolução das ações de extensão da UFU no período de 2010 a 2023, e verificou-se o alinhamento delas em relação aos ODS. Os resultados demonstraram um aumento de 348% nas ações de extensão comparando os anos de 2010 e 2023, sendo as modalidades mais realizadas: projetos, eventos, cursos/oficinas, programas e prestação de serviços, com destaque para a área temática de educação com maior número de ações. Considerando o alinhamento aos ODS, destacam-se o ODS 4 (Educação de Qualidade), seguido do ODS 3 (Saúde e Bem-Estar) e o ODS 10 (Redução de desigualdades). Esses resultados confirmam o compromisso social da universidade na promoção do desenvolvimento regional sustentável, a partir das ações extensionistas alinhadas aos Objetivos da Agenda 2030 da ONU. Além disso, a estrutura de registro, mapeamento e monitoramento das atividades de extensão apresentadas neste estudo pode servir de modelo para outras Instituições de Ensino Superior, auxiliando na adoção de práticas sustentáveis por meio da educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique Carvalho Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil; professora da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável.

Citas

ADOMßENT, M. et al. Emerging areas in research on higher education for sustainable development: management education, sustainable consumption and perspectives from Central and Eastern Europe. Journal of Cleaner Production, [s. l.], v. 62, p. 1-7, 2014. DOI 10.1016/j.jclepro.2013.09.045. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652613006586?via%3Dihub. Acesso em: 6 nov. 2023.

AL AMIN, M.; GREENWOOD, J. The UN sustainable development goals and teacher development for effective English teaching in Bangladesh: A gap that needs bridging. Journal of Teacher Education for Sustainability, Daugavpils, v. 20, n. 2, p. 118-138, 2018. DOI 10.2478/jtes-2018-0019. Disponível em: https://sciendo.com/article/10.2478/jtes-2018-0019. Acesso em: 20 dez. 2023.

BELL, S. et al. Sustainability and distance learning: a diverse European experience? Open Learning: the journal of open, distance and e-learning, London, v. 32, n. 2, p. 95-102, 2017. DOI 10.1080/02680513.2017.1319638. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02680513.2017.1319638. Acesso em: 31 out. 2023.

BORSATTO, J. M. L. S. et al. Aligning community outreach initiatives with SDGs in a higher education institution with artificial intelligence. Cleaner and Responsible Consumption, [s. l.], v. 12, p. 1-9, 2024. DOI 10.1016/j.clrc.2023.100160. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S266678432300061X. Acesso em: 20 out. 2023.

BUCKLER, C.; CREECH, H. Shaping the future we want: UN decade of education for Sustainable Development (2005-2014); final report. Paris: Unesco, 2014. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000230171. Acesso em: 4 out. 2023.

BUCZENKO, G. L.; ROSA, M. A. Educação ambiental crítica e a educação para o desenvolvimento sustentável (Eds): encontros e desencontros. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 8, n. 1, p. 3.882-3.892. DOI 10.34117/bjdv8n1-255. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/42718. Acesso em: 4 out. 2023.

CARBONARI, M. E. E.; PEREIRA, A. C. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, Florianópolis, v. 10, n. 10, 2007. Disponível em: https://docente.ifsc.edu.br/marco.aurelio/Material%20Aulas/Especializa%C3%A7%C3%A3o%20Tecnologias%20Educacionais/Sustentabilidade,%20Cidadania%20e%20Educa%C3%A7%C3%A3o/Artigos/2133-8194-1-PB.pdf. Acesso em: 19 dez. 2023.

CHAUÍ, M. S. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, 2003. DOI 10.1590/S1413-24782003000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/n5nc4mHY9N9vQpn4tM5hXzj/?-. Acesso em: 3 out. 2023.

DEUS, S. F. B. A extensão universitária e o futuro da universidade. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 3, p. 624-633, 2018. DOI 10.5335/rep.v25i3.8567. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8567. Acesso em: 12 out. 2023.

FORPROEX. Indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão e flexibilização curricular: uma visão da extensão. Porto Alegre: UFRGS; Brasília: MEC/SESu, 2006. Disponível em: https://www.uemg.br/downloads/indissociabilidade_ensino_pesquisa_extensao.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: Gráfica da UFRGS, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 14 dez. 2023.

GALVÃO, T. G.; CABRAL, R.; MAURER, R. Brazilian university network on the 2030 Agenda: Challenges and opportunities on territorialising the SDGs in Brazil. In: INTERNATIONAL SDG RESEARCH SYMPOSIUM GLOBAL GOALS, 2020, Utrecht. Anais [...]. Utrecht: Utrecht University, 2020. p. 1-24. Disponível em: https://globalgoalsproject.eu/globalgoals2020/wp-content/uploads/2020/06/GlobalGoals2020_Gehre-et-al..pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

GOMEZ, S. R. M. Gestão universitária e qualidade na extensão: institucionalização de cursos de línguas estrangeiras na UFSM. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/14954. Acesso em: 14 dez. 2023.

GOMEZ, S. R. M.; CORTE, M. G. D.; ROSSO, G. P. A Reforma de Córdoba e a educação superior: institucionalização da extensão universitária no Brasil. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8653655. Acesso em: 14 dez. 2023.

LEAL FILHO, W.; SHIEL, C.; PAÇO, A. Integrative approaches to environmental sustainability at universities: an overview of challenges and priorities. Journal of Integrative Environmental Sciences, London, v. 12, n. 1, p. 1-14, 2015. DOI 10.1080/1943815X.2014.988273. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/1943815X.2014.988273. Acesso em: 6 nov. 2023.

LEAL FILHO, W. et al. Sustainable Development Goals and sustainability teaching at universities: Falling behind or getting ahead of the pack? Journal of Cleaner Production, [s. l.], v. 232, p. 285-294, 2019. DOI 10.1016/j.jclepro.2019.05.309. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959652619318451. Acesso em: 5 abr. 2024.

MCCOWAN, T. Universities and the post-2015 development agenda: an analytical framework. Higher Education, Michigan, v. 72, p. 505-523, 2016. DOI 10.1007/s10734-016-0035-7. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-016-0035-7. Acesso em: 31 out. 2023.

MILANI, C. O meio ambiente e a regulação da ordem mundial. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, p. 303-347, 1998. Disponível em: https://search.proquest.com/openview/675556efb0c6d751122a6ce254a971dc/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1936339. Acesso em: 20 dez. 2023.

MURILLO-VARGAS, G.; GONZALEZ-CAMPO, C. H.; BRATH, D. I. Mapping the integration of the sustainable development goals in universities: Is it a field of study? Journal of Teacher Education for Sustainability, Boston, v. 22, n. 2, p. 7-25, 2020. DOI 10.2478/jtes-2020-0013. Disponível em: https://sciendo.com/article/10.2478/jtes-2020-0013. Acesso em: 22 dez. 2023.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 2015. Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_Idosa/Agenda2030.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

ROMA, J. C. Os objetivos de desenvolvimento do milênio e sua transição para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 71, n. 1, p. 33-39, 2019. DOI 10.21800/2317-66602019000100011. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252019000100011&script=sci_arttext. Acesso em: 20 dez. 2023.

SAVEGNAGO, C. L.; GOMEZ, S. R. M.; CORTE, M. G. D. Agenda 2030 nas universidades federais brasileiras: um estudo exploratório. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 9, n. 14, p. 226-238, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2737. Acesso em: 20 dez. 2023.

SDSN Australia/Pacific. Getting started with the SDGs in universities: a guide for universities, higher education institutions, and the academic sector. Melbourne, 2017. Disponível em: https://ap-unsdsn.org/wp-content/uploads/University-SDG-Guide_web.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. Barueri: Atlas, 1987.

UNESCO. Intergovernmental Conference on Environmental Education. Paris, 1978. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/images/0003/000327/032763eo.pdf. Acesso em: 7 nov. 2023.

UNESCO. International Institute for Educational Planning (IIEP-UNESCO). Paris, 1963. Disponível em: http://www.iiep.unesco.org/en/three-challenges-higher-education-and-sdgs-3556. Acesso em: 3 out. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Uberlândia, 2023. Disponível em: https://proexc.ufu.br. Acesso em: 13 fev. 2024.

VILALTA, J. M.; BETTS, A.; GÓMEZ, V. Higher Education’s role in the 2030 agenda: The why and how of GUNi’s commitment to the SDGs. In: SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS: ACTORS AND IMPLEMENTATION. A REPORT FROM THE INTERNATIONAL CONFERENCE, 2018, Barcelona. Anais [...]. Barcelona: ACUP, 2018. p. 10-14.

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

OLIVEIRA, H. C.; BORSATTO, J. M. L. S. Compromisso social da Universidade Federal de Uberlândia a partir das ações de extensão e o impacto nos ODS. Revista Em Extensão, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 5–29, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-75148. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/75148. Acesso em: 21 nov. 2024.