Contributions of Extension Activities in Achieving Sustainable Development Goals in Mozambique

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-71824

Palabras clave:

Extensão Educacional, Desenvolvimento Sustentável, Estratégias, Moçambique

Resumen

Este artigo analisa a inter-relação das atividades de extensão em Moçambique na concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os princípios e as ações analisadas giram em torno da temática Fome Zero e agricultura sustentável (ODS-2). Utilizou-se a metodologia de pesquisa descritiva, que envolve uma revisão da literatura relevante acerca do papel das instituições de ensino e as atividades de extensão desenvolvidas em Moçambique para alcançar o desenvolvimento sustentável e garantir a segurança alimentar. Realizaram-se entrevistas estruturadas com educadores, investigadores e profissionais envolvidos em atividades de extensão. O artigo aborda os desafios e as oportunidades para fortalecer os programas de extensão e aumentar seu impacto na adoção dos ODS. Os resultados sugerem que, ao fornecer educação, formação e assistência técnica à população rural, os programas de educação em extensão podem aumentar a produtividade agrícola, incentivar a gestão sustentável dos recursos naturais e aumentar a segurança alimentar. Além disso, estes programas podem capacitar as comunidades rurais para que se apropriem dos próprios processos e contribuam para o desenvolvimento sustentável de Moçambique.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samuel Aires Master Lazaro, Taiyuan University of Technology

Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Taiyuan University of Technology, China.

Citas

ALBAREDA-TIANA, S.; VIDAL-RAMÉNTOL, S.; FERNÁNDEZ-MORILLA, M. Implementing the sustainable development goals at university level. International Journal of Sustainability in Higher Education, Niterói, v. 19, n. 3, p. 473-497, 2018. DOI 10.1108/IJSHE-05-2017-0069. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJSHE-05-2017-0069/full/html. Acesso em: 16 fev. 2024.

ARAMBURUZABALA, P.; CERRILLO, R.; TELLO, I. Aprendizaje-servicio: una propuesta metodológica para la introducción de la sostenibilidad curricular en la universidad. Profesorado, Granada, v. 19, n. 1, p. 78-95, 2015. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/41024. Acesso em: 16 fev. 2024.

ARROYO, D. M. P.; ROCHA, M. S. P. D. M. L. D. Meta-avaliação de uma extensão universitária: estudo de caso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 15, n. 2, p. 135-161, 2010. DOI 10.1590/S1414-40772010000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/KTgP6wrJ6QDbJZyBNpsxYJd/#. Acesso em: 16 fev. 2024.

ASANO, J. G. P.; POLETTO, R. S. Educação ambiental: em busca de uma sociedade sustentável, e os desafios enfrentados nas escolas. Caderno Pedagógico, Curitiba, v. 14, n. 1, 2017. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/1365. Acesso em: 16 fev. 2024.

BAHRAR, M. et al. Numerical and experimental study on the use of microencapsulated phase change materials (PCMs) in textile reinforced concrete panels for energy storage. Sustainable Cities and Society, Netherlands, v. 41, p. 455-468, 2019. DOI 10.1016/j.scs.2018.06.014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2210670717309332?via%3Dihub. Acesso em: 16 fev. 2024.

CHAVES, C. J. A. et al. Extensão universitária e os preceitos da indissociabilidade: um compromisso da universidade com a inclusão social. HOLOS, Natal, v. 2, p. 1-17, 2019. DOI 10.15628/holos.2019.7866. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7866. Acesso em: 16 fev. 2024.

CORREIA, A. M. A agricultura familiar versus a agricultura de subsistência no âmbito da segurança alimentar no espaço dos países da CPLP. In: LIMA, C. S. et al. (org.). Segurança alimentar e nutricional na comunidade dos países de língua portuguesa: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: Fundação Fiocruz; Instituto de Higiene e Medicina Tropical, 2013, p. 119-133.

COSTA, M. A. Como avaliar o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável? Desafios e possibilidades para a agenda global de avaliação. Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 100-123, 2018. DOI 10.22478/ufpb.2525-5584.2018v3n1.38472. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rppi/article/view/38472. Acesso em: 16 fev. 2024.

MANGUEZE, A. V. J. Influência da altitude e do sombreamento na qualidade física e química do café (Coffea arabica L.). 2019. Dissertação (Mestre em Tecnologias de Produção e Transformação Agro-industrial) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Portugal, 2019. Disponível em: https://run.unl.pt/bitstream/10362/68866/1/Mangueze_2019.pdf. Acesso em: 16 fev. 2024.

MENEZES, H. Z.; MINILLO, X. K. Research and extension as a university contribution in the implementation of objectives of sustainable development goals (SDGs) in Brazil. Meridiano 47: Journal of Global Studies, Brasília, v. 18, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/MED/article/view/5314. Acesso em: 16 fev. 2024.

DISTERHEFT, A. et al. Sustainable universities – a study of critical success factors for participatory approaches. Journal of Cleaner Production, Oxford, v. 106, p. 11-21, 2015. DOI 10.1016/j.jclepro.2014.01.030. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652614000432. Acesso em: 16 fev. 2024.

ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2001.

ENGELMAN, R.; GUISSO, R. M.; FRACASSO, E. M. Ações de gestão ambiental nas instituições de ensino superior: o que têm sido feito por elas? Revista de Gestão Social e Ambiental, Curitiba, v. 3, n. 1, p. 22-33, 2009. DOI 10.24857/rgsa.v3i1.115. Disponível em: https://rgsa.emnuvens.com.br/rgsa/article/view/115. Acesso em: 5 jan. 2024.

ETZKOWITZ, H. et al. Pathways to the entrepreneurial university: towards a global convergence. Science and Public Policy, Londres, v. 35, n. 9, p. 681-695, 2008. DOI 10.3152/030234208X389701. Disponível em: https://academic.oup.com/spp/article/35/9/681/1673248. Acesso em: 5 jan. 2024.

FERNANDES, M. C. et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 4, p. 169-194, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21041. Acesso em: 16 fev. 2024.

FERREIRA, B.; RAPOSO, R. Evolução do(s) conceito(s) de desenvolvimento. Um roteiro crítico. Cadernos de Estudos Africanos, Lisboa, n. 34, p. 113-144, 2017. DOI 10.4000/cea.2293. Disponível em: https://journals.openedition.org/cea/2293. Acesso em: 16 fev. 2024.

FIGUEIRÔA, C. C. Internacionalização do ensino superior: um contributo para o estudo das estratégias da UBI e da UFJF. 2021. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) – Universidade da Beira Interior, Portugal, 2021. Disponível em: https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/12020. Acesso em: 16 fev. 2024.

JACOBI, P. R. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 233-250, 2005. DOI 10.1590/S1517-97022005000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ZV6sVmKTydvnKVNrqshspWH/?lang=pt#. Acesso em: 16 fev. 2024.

JORGE, M. L. et al. An approach to the implementation of sustainability practices in Spanish universities. Journal of Cleaner Production, Oxford, v. 106, p. 34-44, 2015. DOI 10.1016/j.jclepro.2014.07.035. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652614007434. Acesso em: 16 fev. 2024.

KRAEMER, M. E. P. A universidade do século XXI rumo ao desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 1-21, 2004. DOI 10.5329/RECADM.20040302006. Disponível em: https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/408. Acesso em: 16 fev. 2024.

LEAL FILHO et al. Sustainable development goals and sustainability teaching at universities: falling behind or getting ahead of the pack? Journal of Cleaner Production, Oxford, v. 232, p. 285-294, 2019. DOI 10.1016/j.jclepro.2019.05.309. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0959652619318451. Acesso em: 14 jan. 2024.

MACHAVA, C. D. A. Modelagem dinâmica do desmatamento na província de Manica - Moçambique. 2020. Dissertação (Mestrado em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/33558. Acesso em: 8 jan. 2024.

MARINHO, T. Projeto realizado em Moçambique é concluído com mais de 800 famílias beneficiadas. Universidade Federal Espírito Santo, Vitória, 27 set. 2023. Disponível em: https://www.ufes.br/conteudo/projeto-realizado-em-mocambique-e-concluido-com-mais-de-800-familias-beneficiadas. Acesso em: 12 dez. 2023.

MARTINAZZO, M. R. et al. Contribuições de projetos de extensão de uma universidade comunitária para saúde e bem-estar (ODS 3). Revista Metropolitana de Sustentabilidade, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 42-42, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2195. Acesso em: 14 fev. 2024.

MARTINS, J. M. Gestão do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo, 2010.

MONTEIRO, E. A extensão rural e as tecnologias da informação e comunicação: possibilidades e limites de utilização. 2019. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) – Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2019. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/4182. Acesso em: 14 fev. 2024.

MORAIS, L. P. Cooperação sul-sul e triangular e economia social e solidária: possíveis conexões e contribuições para o desenvolvimento sustentável inclusivo. International Labour Organization, Geneva, p. 4, 2014. Disponível em: https://www.ilo.org/pardev/south-south/WCMS_236661/lang--en/index.htm. Acesso em: 14 fev. 2024.

NICIKAVA, A. C.; FERRAREZI JUNIOR, E. História e consumo do café no brasil e no mundo. Interface Tecnológica, Taquaritinga, v. 19, n. 2, p. 713-722, 2022. DOI 10.31510/infa.v19i2.1496. Disponível em: https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1496?articlesBySameAuthorPage=3. Acesso em: 14 fev. 2024.

NUNES, M. J. A. A biodiversidade vista pelas comunidades locais na Reserva Especial de Maputo, Moçambique. 2018. Dissertação (Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação) – Universidade Aberta, Lisboa, 2018. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10659. Acesso em: 14 fev. 2024.

NUVUNGA, B. Reforma agrária e desenvolvimento rural em Moçambique: situação actual e perspectivas. In: CONFERÊNCIA DA FAO SOBRE A REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO RURAL, 2006, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: Ministério da Agricultura, 2006. Disponível em: https://www.iese.ac.mz/~ieseacmz/lib/PPI/IESE-PPI/pastas/governacao/agricultura/legislativo_documentos_oficiais/National_Mozambique.pdf. Acesso em: 16 fev. 2024.

PARTELLI, F. L.; PEREIRA, L. L. Café conilon: conilon e robusta no Brasil e no mundo. Alegre: CAUFES, 2021. Disponível em: https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/123456789/4241/1/cafearabicanoes.pdf. Acesso em: 16 fev. 2024.

QUEIROZ, J. C. Educação e extensão rurais para a agricultura familiar através do programa “Campo-Saberes da Terra” no município de Bragança: agroecologia e sustentabilidade para o desenvolvimento rural e de jovens do campo. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

RAMALHO, Â. M. C. A tessitura da responsabilidade social corporativa: desafios para o consumo e desenvolvimento sustentável. 2011. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1875. Acesso em: 16 fev. 2024.

SARAIVA, M. Inovar a educação: projeto sos planeta #educação ambiental sustentável #orientação vocacional. Portela; São Paulo: LisbonPress, 2022.

SDG. United Nations Sustainable Development Goals. New York: SDG, 2015. Disponível em: https://www.undp.org/sustainable-development-goals. Acesso em: 15 fev. 2024.

SILVA, C. M. C. Educação ambiental: práticas sustentáveis na gestão de resíduos de um eco-campus: o caso da universidade estadual do Maranhão. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal, 2020. Disponível em: https://repositorio.utad.pt/entities/publication/4e8e4c35-1c58-4a57-9179-26849092a12a. Acesso em: 15 maio 2024.

SILVA, J. F.; REIS NETO, A. F. Como será o nosso futuro comum? Revista Brasileira de Meio Ambiente, [s. l.], v. 4, n. 1, 2018. Disponível em: https://www.revistabrasileirademeioambiente.com/index.php/RVBMA/article/view/130. Acesso em: 15 fev. 2024.

SILVA, J. N. O desempenho das diretrizes socioeconômicas e ambientais nas compras governamentais das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Pará. 2023a. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2023a. Disponível em: https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/15645. Acesso em: 15 fev. 2024.

SILVA, L. D. Análise das ações estratégicas da booking holdings sob a ótica da responsabilidade social corporativa e dos objetivos de desenvolvimento sustentável. 2023b. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2023b. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/29853. Acesso em: 16 fev. 2024.

SITOE, T. A. Diversificação produtiva e de atividades de geração de renda: uma análise da produção hortícola no cinturão verde da cidade de Maputo - região sul de Moçambique. 2010. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Rural) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/36849. Acesso em: 10 jan. 2024.

UEMA. Selo ODS educação: Uema alcança 1º lugar norte e nordeste e 2º lugar nacional como exemplo de compromisso com os ODS. Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 12 jan. 2024. Disponível em: https://www.uema.br/2024/01/selo-ods-educacao-uema-alcanca-1o-lugar-norte-e-nordeste-e-2o-lugar-nacional-como-exemplo-de-compromisso-com-os-ods/. Acesso em: 16 fev. 2024.

VECCHIATTI, K. Três fases rumo ao desenvolvimento sustentável: do reducionismo à valorização da cultura. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 90-95, 2004. DOI 10.1590/S0102-88392004000300010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/6nW3JxWVgRdFBDCrsQGtXhj/#. Acesso em: 16 jan. 2024.

VIZEU, F.; MENEGHETTI, F. K.; SEIFERT, R. E. Por uma crítica ao conceito de desenvolvimento sustentável. Cadernos Ebape.br, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 569-583, 2012. DOI 10.1590/S1679-39512012000300007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/r5yWQp4wykg5RWJN9pmxjQJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 fev. 2024.

Publicado

2024-09-13

Cómo citar

LAZARO, S. A. M. Contributions of Extension Activities in Achieving Sustainable Development Goals in Mozambique. Revista Em Extensão, Uberlândia, n. Edição Especial, p. 87–114, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-71824. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71824. Acesso em: 21 nov. 2024.