Desvendando a economia

extensão e jornalismo auxiliando na alfabetização financeira da comunidade

Autores/as

  • Eduardo Ritter Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-69723

Palabras clave:

Jornalismo econômico, Finanças pessoais, Alfabetização financeira, Comunicação, Extensão

Resumen

Neste estudo, tratamos a importância e os resultados do projeto de extensão “Jornalismo e finanças: produção do site Superávit Caseiro”, desenvolvido pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Conforme avaliação do instituto de pesquisa americano Gallup Poll, o Brasil tem o 68° pior índice de alfabetização financeira do mundo. Com esses dados, aliados aos conceitos de Basile (2002), Caldas (2008) e Kucinski (2007) acerca de jornalismo econômico e microeconomia, o projeto de extensão, iniciado em 2022, conta com uma média de 4 mil acessos por mês, fomentando a aproximação entre a universidade e a comunidade por meio da leitura e da interatividade com o público. Ao levar o jornalismo econômico para a sociedade, o projeto fortalece a missão das instituições para contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país.

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Biografía del autor/a

Eduardo Ritter, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil; período sanduíche na New York University, Nova Iorque, Estados Unidos; professor na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2023-12-22

Cómo citar

RITTER, E. Desvendando a economia: extensão e jornalismo auxiliando na alfabetização financeira da comunidade. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 128–145, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-69723. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/69723. Acesso em: 23 jul. 2024.