Desvendando a economia

extensão e jornalismo auxiliando na alfabetização financeira da comunidade

Autores/as

  • Eduardo Ritter Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-69723

Palabras clave:

Jornalismo econômico, Finanças pessoais, Alfabetização financeira, Comunicação, Extensão

Resumen

Neste estudo, tratamos a importância e os resultados do projeto de extensão “Jornalismo e finanças: produção do site Superávit Caseiro”, desenvolvido pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Conforme avaliação do instituto de pesquisa americano Gallup Poll, o Brasil tem o 68° pior índice de alfabetização financeira do mundo. Com esses dados, aliados aos conceitos de Basile (2002), Caldas (2008) e Kucinski (2007) acerca de jornalismo econômico e microeconomia, o projeto de extensão, iniciado em 2022, conta com uma média de 4 mil acessos por mês, fomentando a aproximação entre a universidade e a comunidade por meio da leitura e da interatividade com o público. Ao levar o jornalismo econômico para a sociedade, o projeto fortalece a missão das instituições para contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Ritter, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil; período sanduíche na New York University, Nova Iorque, Estados Unidos; professor na Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

Citas

ABDALA, V. Endividamento atinge 78,9% das famílias brasileiras, revela pesquisa. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 6 dez. 2022. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-12/endividamento-atinge-789- das-familias-brasileiras-revela-pesquisa. Acesso em: 3 jan. 2023.

BASILE, S. Elementos do jornalismo econômico: a sociedade bem informada é uma sociedade melhor. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

BENJAMIN, G. O investidor inteligente. Rio de Janeiro: HarperCollins Brasil, 2017.

BOFF, F. Reportagem. In: ZAMIN, A.; SCHWAAB, R. (org.). Tópicos em jornalismo: redação e reportagem. Florianópolis: Insular, 2021. p. 115-120. Disponível em: https://resto.jor.br/publicacoes/topicos-em-jornalismo-redacao-e-reportagem/. Acesso em: 1 jan. 2023.

BRIGGS, A.; BURKE, P. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

CALDAS, S. Jornalismo econômico. São Paulo: Contexto, 2008.

CERBASI, G. Dinheiro: os segredos de quem tem. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.

CERBASI, G. Investimentos inteligentes. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

GITMAN, L. Princípios da administração financeira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

JACOBINI, M. L. P. Economia. In: ZAMIN, A.; SCHWAAB, R. (org.). Tópicos em jornalismo: redação e reportagem. Florianópolis: Insular, 2021. p. 255-260. Disponível em: https://resto.jor.br/publicacoes/topicos-em-jornalismo-redacao-e-reportagem/. Acesso em: 1 jan. 2023.

KIYOSAKI, R.; LECHTER, S. Pai rico, pai pobre. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

KUCINSKI, B. Jornalismo econômico. São Paulo: Edusp, 2007.

MONTAIGNE, M. Montaigne – vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

MORAES, C. H. Fontes. In: ZAMIN, A.; SCHWAAB, R. (org.). Tópicos em jornalismo: redação e reportagem. Florianópolis: Insular, 2021. p. 53-60. Disponível em: https://resto.jor.br/publicacoes/topicos-em-jornalismo-redacao-e-reportagem/. Acesso em: 1 jan. 2023.

NOVAES, F. A.; PUCHTA, D. R. O processo de curricularização da extensão no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité. Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 1-11, 2023. DOI 10.14393/REE-v21n22022-66273. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/66273. Acesso em: 1 jan. 2023.

PINTO, A. E. S. Jornalismo diário. São Paulo: PubliFolha, 2009.

RITTER, E. Coluna. In: ZAMIN, A.; SCHWAAB, R. (org.). Tópicos em jornalismo: redação e reportagem. Florianópolis: Insular, 2021. p. 141-146. Disponível em: https://resto.jor.br/publicacoes/topicos-em-jornalismo-redacao-e-reportagem/. Acesso em: 1 jan. 2023.

SCHWAAB, R. Entrevista como método. In: ZAMIN, A.; SCHWAAB, R. (org.). Tópicos em jornalismo: redação e reportagem. Florianópolis: Insular, 2021. p. 61-70. Disponível em: https://resto.jor.br/publicacoes/topicos-em-jornalismo-redacao-e-reportagem/. Acesso em: 1 jan. 2023.

SFREDO, M. Pesquisa aponta que 44% dos gaúchos estão endividados. Zero Hora, Porto Alegre, 13 dez. 2021. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/marta-sfredo/noticia/2021/12/pesquisa-aponta-que-44-dos-gauchos-estao-endividados-ckx0k6k5w007s014c8z0schhl.html. Acesso em: 20 jun. 2022.

SODRÉ, N. W. História da imprensa no Brasil. São Paulo: Intercom, 2011.

TRAQUINA, N. Porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005. (Coleção Teorias do Jornalismo v. 1).

WEBER, A. F. Editorial. In: ZAMIN, A.; SCHWAAB, R. (org.). Tópicos em jornalismo: redação e reportagem. Florianópolis: Insular, 2021. p. 133-136. Disponível em: https://resto.jor.br/publicacoes/topicos-em-jornalismo-redacao-e-reportagem/. Acesso em: 1 jan. 2023.

WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2015. (Coleção Economia e sociedade).

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

RITTER, E. Desvendando a economia: extensão e jornalismo auxiliando na alfabetização financeira da comunidade. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 22, n. 2, p. 128–145, 2023. DOI: 10.14393/REE-v22n22023-69723. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/69723. Acesso em: 21 nov. 2024.