Ações de extensão e a construção de espaços não formais de educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v22n22023-68068Palabras clave:
Ambiente de educação não formal, Divulgação científica, Aprendendo brincandoResumen
O papel da divulgação científica para que a população tenha conhecimento sobre o quanto a Ciência está presente no cotidiano é importante e necessário para a formação de uma sociedade mais consciente. Uma alternativa de construção desses espaços é a realização de ações que divulguem a Ciência, dispostas nos mais diversos lugares, além dos muros das Universidades e das instituições formais de ensino. Locais como parques, praças e teatros, ocupados com uma programação diversificada, que tragam diálogos sobre Ciência. O projeto Ciência no Parque, idealizado e executado por docentes e discentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), tem como objetivo popularizar o conhecimento sobre Ciência, por meio de metodologias mais interativas, realizando eventos científicos em espaços públicos da cidade de Mossoró/RN. Com potencial reconhecido pela comunidade acadêmica e pela sociedade, novos desafios foram surgindo e houve a necessidade de formação específica de equipes que pudessem atender demandas que fortalecessem a divulgação científica na região, assim, surgiram os grupos de ciência básica, o Brincando Quimicamente e o Física Divertida. Ao participar de vários eventos, os grupos realizaram exposições de experimentos interativos e de baixo custo, relacionados à química, física e robótica, unindo conhecimento, ludicidade e diversão.
Descargas
Citas
ARAÚJO, M. S. T.; ABIB, M. L. V. S. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 176-194, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/PLkjm3N5KjnXKgDsXw5Dy4R/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2023.
BONATTO, M. P. O.; SEIBEL, M. I.; MENDES, I. A. Ação mediada em museus de ciências: o caso do Museu da Vida. In: MASSARANI, L. (org.). Diálogos & Ciência: mediação em museus e centros de Ciência. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2007. p. 48-55.
CASCAIS, M. G. A.; TERÁN, A. F. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em Tela, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 1-10, 2014. Disponível em: http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0702enf.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.
CORTE, V. B. et al. Mostra de ciências itinerante: extensão universitária para inclusão científica e cultural no Espírito Santo. ACTIO, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 1-29, 2021. DOI 10.3895/actio.v6n2.14118. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14118. Acesso em: 24 nov. 2023.
GERMANO, M. G.; KULESZA, W. A. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 7-25, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/1546. Acesso em: 15 jan. 2023.
GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 10, p. 43-49, 1999. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf. Acesso em: 5 jan. 2023.
MOREIRA, I. C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1512/1708. Acesso em: 10 jan. 2023.
PADRÃO, M. R. A. V. A divulgação científica na fronteira entre espaço escolar e campo científico: o papel do professor da escola básica. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/36865/1/2019_MariaReginaAra%C3%BAjodeVasconcelosPadr%C3%A3o.pdf. Acesso em: 8 jan. 2023.
SOUSA, G. G. A divulgação científica para crianças: o caso da ciência hoje das crianças. 2000. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Jusciane da Costa e Silva, Subênia Karine de Medeiros, Késia Kelly Vieira de Castro
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.