Narrativas de estudos sobre o campo aditivo na extensão universitária
experiência do vivido
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-65899Palabras clave:
Extensão universitária, Curso de extensão, Educação matemáticaResumen
O texto analisa os registros dos participantes de um curso de extensão, realizado em uma universidade pública, identificando o que os estudantes aprenderam durante o curso com a seguinte questão: Quais são os saberes pedagógicos apontados pelos participantes nos registros do seu processo de aprendizagem? Apoiamo-nos na teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990) e em Smole (2007) com a proposta de discutir e analisar situações de aprendizagem cujas estruturas encontram-se no campo aditivo. Tivemos como público-alvo: os graduandos de Pedagogia, professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Coordenadores Pedagógicos. Esse curso foi proposto pela demanda apontada pelos participantes de uma atividade de extensão que acontece uma vez por mês na universidade. Eles solicitaram do nosso grupo de pesquisa a realização de um curso de extensão com essa temática. Notamos que eles se apropriaram do planejamento, do papel do professor como mediador, organizador de situações e intervenções que proporcionem a aprendizagem da criança. Além desses, o mais significativo é o fato de ressignificarem sua relação com a matemática. Isso é fundamental para que possam ensiná-la planejando aulas mais significativas, considerando os conhecimentos, saberes e não saberes de seus alunos.
Descargas
Citas
HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2004.
SANTOS, B. S. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.
VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, Paris, v. 10, n. 23, p. 133-170, 1990. Disponível em: https://gerardvergnaud.files.wordpress.com/2021/09/gvergnaud_1990_theorie-champs-conceptuels_recherche-didactique-mathematiques-10-2-3.pdf. Acesso em: 11 jan. 2023.
VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: B. Jean (ed.). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 155-192.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vania Finholdt Angelo Leite, Leticia Pacheco de Mello Trotte, Fernanda Medeiros Alves Besouchet Martins
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.