Narrativas de estudos sobre o campo aditivo na extensão universitária

experiência do vivido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-65899

Palavras-chave:

Extensão universitária, Curso de extensão, Educação matemática

Resumo

O texto analisa os registros dos participantes de um curso de extensão, realizado em uma universidade pública, identificando o que os estudantes aprenderam durante o curso com a seguinte questão: Quais são os saberes pedagógicos apontados pelos participantes nos registros do seu processo de aprendizagem? Apoiamo-nos na teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990) e em Smole (2007) com a proposta de discutir e analisar situações de aprendizagem cujas estruturas encontram-se no campo aditivo. Tivemos como público-alvo: os graduandos de Pedagogia, professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Coordenadores Pedagógicos. Esse curso foi proposto pela demanda apontada pelos participantes de uma atividade de extensão que acontece uma vez por mês na universidade. Eles solicitaram do nosso grupo de pesquisa a realização de um curso de extensão com essa temática. Notamos que eles se apropriaram do planejamento, do papel do professor como mediador, organizador de situações e intervenções que proporcionem a aprendizagem da criança. Além desses, o mais significativo é o fato de ressignificarem sua relação com a matemática. Isso é fundamental para que possam ensiná-la planejando aulas mais significativas, considerando os conhecimentos, saberes e não saberes de seus alunos.

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Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil; professora associada do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa Tri-Vérice: Didática, Formação de Professores e Educação Matemática.

Leticia Pacheco de Mello Trotte, Escola Cultural Mosaico

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; professora dos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Cultural Mosaico, Niterói, Brasil.

Fernanda Medeiros Alves Besouchet Martins , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

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VERGNAUD, G. A Teoria dos Campos Conceituais. In: B. Jean (ed.). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. p. 155-192.

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Publicado

16-01-2023

Como Citar

LEITE, V. F. A.; TROTTE, L. P. de M.; MARTINS , F. M. A. B. Narrativas de estudos sobre o campo aditivo na extensão universitária: experiência do vivido. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 195–207, 2023. DOI: 10.14393/REE-v21n22022-65899. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/65899. Acesso em: 25 ago. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência