Atendimento pedagógico escolar no setor de hemodiálise infantil

contando nossa experiência

Autores/as

  • Vivian Vanzella Esposito Universidade de São Paulo
  • Ilídia Rita do Couto Apolinário Universidade de São Paulo
  • Lucia Maria Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-0901-9416

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-61110

Palabras clave:

Pedagogia hospitalar, Doença Renal Crônica, Direito à educação

Resumen

Este projeto de extensão é realizado no setor ambulatorial de hemodiálise infantil de um hospital de grande porte, no interior de São Paulo, desde 2013. Este relato busca compartilhar as experiências vivenciadas durante o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020. O projeto se constitui de encontros semanais com os alunos-pacientes no setor ambulatorial hemodialítico, por alunas de graduação do curso de Pedagogia, com o objetivo de ofertar atendimento pedagógico-escolar às crianças portadoras de Doença Renal Crônica, realizando acompanhamento do processo de ensino- aprendizagem e o resgate da escolarização desses alunos-pacientes. Para tal, faz-se primordial o estudo e compreensão das necessidades e especificidades de cada aluno-paciente assistido, buscando embasamento teórico e metodológico nas supervisões. O projeto têm propiciado às graduandas experiências formativa no âmbito da Pedagogia Hospitalar, como a compreensão do atendimento ambulatorial como sendo uma possibilidade de atendimento pedagógico. Ressalta-se que no período vivido, pela pandemia do Coronavírus, os desafios levaram à ressignificação dos objetivos do projeto para que houvesse a sua continuidade com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, assim, garantindo a continuidade dos atendimentos e o reconhecimento do direito à educação desses alunos-pacientes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vivian Vanzella Esposito, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Ilídia Rita do Couto Apolinário, Universidade de São Paulo

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Lucia Maria, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; educadora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Citas

ABREU, I. S. et al. Crianças e adolescentes com insuficiência renal em hemodiálise: percepção dos profissionais. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 68, n. 6, p. 1020-1026, 2015. Doi: 10.1590/0034-7167.2015680604i. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/CSvgW5pZWY49xt5TG9gBYGf/?lang=pt . Acesso em: 20 maio 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Resolução CEB/CNE nº 2, de 11 de fevereiro de 2001. Estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC, 2001.

CECCIM, R. B., CARVALHO, P. R. A. (org.). Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1997.

CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: Mynayo, M. C. S. et al. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis-RJ, Vozes, 1994. p. 51-66.

FONTES, R. S. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 119-138, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n29/n29a10.pdf. Acesso em: 2 de maio de 2020.

GONÇALVES, A. G.; PACCO, A. F. R.; PEDRINO, M. C. Escola no hospital: direito à escolarização de crianças e adolescentes hospitalizados. Revista Extensão & Cidadania, Vitória da Conquista, v. 6, n. 11, p. 1-12, dez. 2019. Doi: 10.22481/recuesb.v6i11.5878. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/5878. Acesso em: 29 maio 2020.

MORAES, M. S.; KOHN, C. O profissional da educação hospitalar e a sua formação: experiências com estudantes da ala da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Federal de Sergipe. In: SCHILKE, A. L.; NUNES, L. B.; AROSA, A. C. (org.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011. p. 165-172.

PACHECO, M. C. P. O papel do professor no setor de hemodiálise infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 7., ENCONTRO NACIONAL DE ATENDIMENTO AO ESCOLAR HOSPITALAR, 5., 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2007.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

ESPOSITO, V. V.; APOLINÁRIO, I. R. do C.; LUCIA MARIA. Atendimento pedagógico escolar no setor de hemodiálise infantil: contando nossa experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 99–112, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-61110. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/61110. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência