Atendimento pedagógico escolar no setor de hemodiálise infantil

contando nossa experiência

Autores

  • Vivian Vanzella Esposito Universidade de São Paulo
  • Ilídia Rita do Couto Apolinário Universidade de São Paulo
  • Lucia Maria Santos Tinós Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-0901-9416

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-61110

Palavras-chave:

Pedagogia hospitalar, Doença Renal Crônica, Direito à educação

Resumo

Este projeto de extensão é realizado no setor ambulatorial de hemodiálise infantil de um hospital de grande porte, no interior de São Paulo, desde 2013. Este relato busca compartilhar as experiências vivenciadas durante o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020. O projeto se constitui de encontros semanais com os alunos-pacientes no setor ambulatorial hemodialítico, por alunas de graduação do curso de Pedagogia, com o objetivo de ofertar atendimento pedagógico-escolar às crianças portadoras de Doença Renal Crônica, realizando acompanhamento do processo de ensino- aprendizagem e o resgate da escolarização desses alunos-pacientes. Para tal, faz-se primordial o estudo e compreensão das necessidades e especificidades de cada aluno-paciente assistido, buscando embasamento teórico e metodológico nas supervisões. O projeto têm propiciado às graduandas experiências formativa no âmbito da Pedagogia Hospitalar, como a compreensão do atendimento ambulatorial como sendo uma possibilidade de atendimento pedagógico. Ressalta-se que no período vivido, pela pandemia do Coronavírus, os desafios levaram à ressignificação dos objetivos do projeto para que houvesse a sua continuidade com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, assim, garantindo a continuidade dos atendimentos e o reconhecimento do direito à educação desses alunos-pacientes.

Biografia do Autor

  • Vivian Vanzella Esposito, Universidade de São Paulo

    Graduada em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

  • Ilídia Rita do Couto Apolinário, Universidade de São Paulo

    Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

  • Lucia Maria Santos Tinós, Universidade de São Paulo

    Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; educadora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

30-06-2021

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Atendimento pedagógico escolar no setor de hemodiálise infantil: contando nossa experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 99–112, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-61110. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/61110. Acesso em: 5 mar. 2025.