Atendimento pedagógico escolar no setor de hemodiálise infantil

contando nossa experiência

Autores

  • Vivian Vanzella Esposito Universidade de São Paulo
  • Ilídia Rita do Couto Apolinário Universidade de São Paulo
  • Lucia Maria Santos Tinós Universidade de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-0901-9416

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-61110

Palavras-chave:

Pedagogia hospitalar, Doença Renal Crônica, Direito à educação

Resumo

Este projeto de extensão é realizado no setor ambulatorial de hemodiálise infantil de um hospital de grande porte, no interior de São Paulo, desde 2013. Este relato busca compartilhar as experiências vivenciadas durante o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020. O projeto se constitui de encontros semanais com os alunos-pacientes no setor ambulatorial hemodialítico, por alunas de graduação do curso de Pedagogia, com o objetivo de ofertar atendimento pedagógico-escolar às crianças portadoras de Doença Renal Crônica, realizando acompanhamento do processo de ensino- aprendizagem e o resgate da escolarização desses alunos-pacientes. Para tal, faz-se primordial o estudo e compreensão das necessidades e especificidades de cada aluno-paciente assistido, buscando embasamento teórico e metodológico nas supervisões. O projeto têm propiciado às graduandas experiências formativa no âmbito da Pedagogia Hospitalar, como a compreensão do atendimento ambulatorial como sendo uma possibilidade de atendimento pedagógico. Ressalta-se que no período vivido, pela pandemia do Coronavírus, os desafios levaram à ressignificação dos objetivos do projeto para que houvesse a sua continuidade com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, assim, garantindo a continuidade dos atendimentos e o reconhecimento do direito à educação desses alunos-pacientes.

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Biografia do Autor

Vivian Vanzella Esposito, Universidade de São Paulo

Graduada em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Ilídia Rita do Couto Apolinário, Universidade de São Paulo

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Lucia Maria Santos Tinós, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, Brasil; educadora na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

ESPOSITO, V. V.; APOLINÁRIO, I. R. do C.; TINÓS, L. M. S. . Atendimento pedagógico escolar no setor de hemodiálise infantil: contando nossa experiência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 99–112, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-61110. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/61110. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência