Atendimento pedagógico escolar no setor de hemodiálise infantil
contando nossa experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-61110Palavras-chave:
Pedagogia hospitalar, Doença Renal Crônica, Direito à educaçãoResumo
Este projeto de extensão é realizado no setor ambulatorial de hemodiálise infantil de um hospital de grande porte, no interior de São Paulo, desde 2013. Este relato busca compartilhar as experiências vivenciadas durante o segundo semestre de 2019 e o primeiro de 2020. O projeto se constitui de encontros semanais com os alunos-pacientes no setor ambulatorial hemodialítico, por alunas de graduação do curso de Pedagogia, com o objetivo de ofertar atendimento pedagógico-escolar às crianças portadoras de Doença Renal Crônica, realizando acompanhamento do processo de ensino- aprendizagem e o resgate da escolarização desses alunos-pacientes. Para tal, faz-se primordial o estudo e compreensão das necessidades e especificidades de cada aluno-paciente assistido, buscando embasamento teórico e metodológico nas supervisões. O projeto têm propiciado às graduandas experiências formativa no âmbito da Pedagogia Hospitalar, como a compreensão do atendimento ambulatorial como sendo uma possibilidade de atendimento pedagógico. Ressalta-se que no período vivido, pela pandemia do Coronavírus, os desafios levaram à ressignificação dos objetivos do projeto para que houvesse a sua continuidade com uso de Tecnologias de Informação e Comunicação, assim, garantindo a continuidade dos atendimentos e o reconhecimento do direito à educação desses alunos-pacientes.
Downloads
Referências
ABREU, I. S. et al. Crianças e adolescentes com insuficiência renal em hemodiálise: percepção dos profissionais. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 68, n. 6, p. 1020-1026, 2015. Doi: 10.1590/0034-7167.2015680604i. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/CSvgW5pZWY49xt5TG9gBYGf/?lang=pt . Acesso em: 20 maio 2020.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Resolução CEB/CNE nº 2, de 11 de fevereiro de 2001. Estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: MEC, 2001.
CECCIM, R. B., CARVALHO, P. R. A. (org.). Criança hospitalizada: atenção integral como escuta à vida. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1997.
CRUZ NETO, O. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: Mynayo, M. C. S. et al. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis-RJ, Vozes, 1994. p. 51-66.
FONTES, R. S. A escuta pedagógica à criança hospitalizada: discutindo o papel da educação no hospital. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 119-138, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n29/n29a10.pdf. Acesso em: 2 de maio de 2020.
GONÇALVES, A. G.; PACCO, A. F. R.; PEDRINO, M. C. Escola no hospital: direito à escolarização de crianças e adolescentes hospitalizados. Revista Extensão & Cidadania, Vitória da Conquista, v. 6, n. 11, p. 1-12, dez. 2019. Doi: 10.22481/recuesb.v6i11.5878. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/5878. Acesso em: 29 maio 2020.
MORAES, M. S.; KOHN, C. O profissional da educação hospitalar e a sua formação: experiências com estudantes da ala da enfermaria pediátrica do Hospital Universitário Federal de Sergipe. In: SCHILKE, A. L.; NUNES, L. B.; AROSA, A. C. (org.). Atendimento escolar hospitalar: saberes e fazeres. Niterói: Intertexto, 2011. p. 165-172.
PACHECO, M. C. P. O papel do professor no setor de hemodiálise infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 7., ENCONTRO NACIONAL DE ATENDIMENTO AO ESCOLAR HOSPITALAR, 5., 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUCPR, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.