Reflexões sobre o plantão de atendimento psicológico a partir da caracterização de usuários/as e demandas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-48365Palabras clave:
Saúde mental, Atendimento psicológico, Serviço-escola, Plantão psicológicoResumen
O Plantão Psicológico é uma modalidade clínica destinada à demanda psicológica emergencial. A fim de contribuir, de modo teórico e prático, esse estudo descreve e analisa o perfil de usuários/as atendidos no Plantão Psicológico e as demandas identificadas. Participaram da investigação 47 usuários/as atendidos/as por plantonistas entre uma a três sessões. Os dados foram coletados nas Fichas de Registros de Plantão de Atendimento Psicológico, sendo analisados via estatística descritiva. Evidenciamos que o gênero feminino foi o público atendido com predominância. A maioria do público atendido foi de adolescentes entre 12 e 18 anos de idade, em contraste ao grupo etário de 40 a 65 anos de idade, a minoria a buscar o serviço de plantão psicológico. Concernente às demandas identificadas, verificamos a predominância de conflitos familiares e depressão, seguidas das queixas de ideação e/ou tentativa de suicídio e ansiedade. Percebemos que os atendimentos possibilitaram o processo de ressignificação do sofrimento relatado pelos/as usuários/as, os/as quais expressaram sua relevância no momento vivenciado por eles/as, por promover novas perspectivas, autoconhecimento e desmistificação do atendimento psicológico.
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