Reflexões sobre o plantão de atendimento psicológico a partir da caracterização de usuários/as e demandas

Autores

  • Jussane Alexandre Risczik Universidade Paranaense
  • Samara Cecilia Bolico Strassburg Universidade Paranaense
  • Alessandra Vieira Fernandes Universidade Paranaense

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v18n22019-48365

Palavras-chave:

Saúde mental, Atendimento psicológico, Serviço-escola, Plantão psicológico

Resumo

O Plantão Psicológico é uma modalidade clínica destinada à demanda psicológica emergencial. A fim de contribuir, de modo teórico e prático, esse estudo descreve e analisa o perfil de usuários/as atendidos no Plantão Psicológico e as demandas identificadas. Participaram da investigação 47 usuários/as atendidos/as por plantonistas entre uma a três sessões. Os dados foram coletados nas Fichas de Registros de Plantão de Atendimento Psicológico, sendo analisados via estatística descritiva. Evidenciamos que o gênero feminino foi o público atendido com predominância. A maioria do público atendido foi de adolescentes entre 12 e 18 anos de idade, em contraste ao grupo etário de 40 a 65 anos de idade, a minoria a buscar o serviço de plantão psicológico. Concernente às demandas identificadas, verificamos a predominância de conflitos familiares e depressão, seguidas das queixas de ideação e/ou tentativa de suicídio e ansiedade. Percebemos que os atendimentos possibilitaram o processo de ressignificação do sofrimento relatado pelos/as usuários/as, os/as quais expressaram sua relevância no momento vivenciado por eles/as, por promover novas perspectivas, autoconhecimento e desmistificação do atendimento psicológico.

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Biografia do Autor

Jussane Alexandre Risczik, Universidade Paranaense

Graduanda em Psicologia na Universidade Paranaense, Paraná, Brasil.

Samara Cecilia Bolico Strassburg, Universidade Paranaense

Graduanda em Psicologia na Universidade Paranaense, Paraná, Brasil.

Alessandra Vieira Fernandes, Universidade Paranaense

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, Paraná, Brasil; responsável técnica do Centro de Psicologia Aplicada na Universidade Paranaense, Campus Francisco Beltrão, Paraná, Brasil; integrante do Grupo de Estudos do Lazer (GEL/UEM).

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Publicado

22-01-2020

Como Citar

RISCZIK, J. A.; STRASSBURG, S. C. B.; FERNANDES, A. V. Reflexões sobre o plantão de atendimento psicológico a partir da caracterização de usuários/as e demandas. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 03–18, 2020. DOI: 10.14393/REE-v18n22019-48365. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/48365. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais