Integração entre oficina de yogaterapia e oficina de intervenção psicossocial como ferramentas de apoio ao portador de diabetes mellitus em Tiradentes, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n12019-46501Palabras clave:
Oficina de Yoga, Oficina de Intervenção Psicossocial, Educação continuada em diabetes Mellitus, Educação em saúde.Resumen
O diabetes é considerado uma síndrome metabólica. Ela vem acometendo um número cada vez mais significativo da população mundial. A realidade vivenciada em uma esfera macro não é diferente no município de Tiradentes, Minas Gerais, comunidade em que se desenvolveram ações no projeto de extensão que trabalhou questões grupais e terapêuticas direcionadas aos diabéticos. Neste estudo, objetivou-se compreender a vivência da oficina de yogaterapia e da oficina de intervenção psicossocial, como ferramentas complementares e incentivadoras para a adesão ao tratamento de um grupo de acometidos pelo Diabetes Mellitus nesta cidade. As técnicas foram utilizadas como uma proposta qualitativa com viés participativo, envolvendo 20 acometidos por esta condição de saúde. A metodologia participativa buscou valorizar o conhecimento prévio dos participantes em relação ao diabetes Mellitus e seus cuidados, com perspectiva para envolver corpo e mente além de criar um espaço de reflexão, autorreflexão, autocuidado, respeito pelo outro, conhecimento corporal e fortalecimento diante de seus enfrentamentos. Nesta direção, entrevistas foram utilizadas para fomentar dados para análise. Por tais características pôde-se compreender como as ações demonstram-se adequadas para os programas de educação em diabetes, isto indicado a partir das considerações dos próprios participantes.
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