Oficinas educativas/reflexivas e a interface com saúde e o meio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v18n12019-44977Palabras clave:
Atenção básica, Idosos, Meio Ambiente, Oficinas.Resumen
Este relato de experiência aborda as oficinas reflexivas/educativas desenvolvidas no projeto “A interface entre a Rede de Atenção Básica e meio ambiente”, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória, que teve como público alvo um grupo de idosos, moradores do bairro Maués, localizado na cidade de Vitória de Santo Antão, interior pernambucano. Participaram do grupo, 20 idosos de ambos os sexos. Foram realizadas três oficinas grupais de educação ambiental, envolvendo as temáticas: “Destino do lixo”, “Animais peçonhentos” e “Reciclagem e Arboviroses”, no período entre abril de 2017 e janeiro de 2018. Foram levantadas entre os idosos as principais dúvidas sobre os temas abordados, esclarecidas, no decorrer das oficinas, com utilização de estratégia participativa, associada a recursos dinâmicos. As oficinas mostraram uma estratégia eficiente de sensibilização sobre o tema “Meio Ambiente e Saúde”. Promoveu-se a reflexão sobre os problemas ambientais do cotidiano daquela comunidade e estimulou-se a comunidade a assumir um papel importante no seu autocuidado e cuidado com o meio ambiente. Estimularam-se as ações de reciclagem, de cuidados com sua produção de resíduos, bem como a importância do fortalecimento do controle social.
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