Meio ambiente: a extensão na Operação Forte dos Reis Magos do Projeto Rondon em Acari, Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v17n22018-rel11Resumen
Na sociedade atual, é fundamental o debate acerca do meio ambiente. Assim, as perspectivas acadêmicas e científicas se expandem pela extensão universitária, gerando, inclusive, novos pressupostos e resultados. Diante disso, uma das oficinas do Projeto Rondon, Operação Forte dos Reis Magos 2016, no município de Acari, Rio Grande do Norte, foi a de meio ambiente, que ocorreu no ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e na capacitação docente, alcançando os professores, alunos e a sociedade local. As oficinas buscaram conscientizar, problematizar e capacitar sobre o meio ambiente associado à sociedade local e suas preocupações. Para isso, trabalhou-se com levantamento bibliográfico acerca da extensão universitária e do meio ambiente, que alicerçou a construção do material apostilado utilizado na aplicação das oficinas. Este texto tem como objetivo principal apresentar a experiência com essas oficinas em uma atividade de extensão no interior do Rio Grande do Norte. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento bibliográfico, realização das oficinas de extensão e sistematização dos resultados. Os principais resultados foram quanto à conscientização acerca do meio ambiente, visto que a realidade na qual o município está inserido se relaciona diretamente com a questão ambiental, sobretudo acerca do acesso à água e sobre a vegetação.
Descargas
Citas
PREFEITURA MUNICIPAL DE ACARI. História e contexto atual. 2018. Disponível em: http://www.acari.rn.gov.br/178/DadosMunicipais/. Acesso em: 12 mar. 2018.
AFONSO PINHEIRO, A. C.; CARVALHO, M. L. S. Economia e política agrícola. Lisboa: Edições Sílabo, 2003. 328 p.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. 292 p.
______. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6938.htm. Acesso em: 12 mar. 2018.
CORTEZ, A. T.; ORTIGOZA, S. A. G. (Org.). Da produção ao consumo: impactos socioambientais no espaço urbano. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 146 p.
FLICKR. A. P. Fotos de Acari, Rio Grande do Norte. Disponível em: https://www.flickr.com/search/?user_id=53057644%40N00&view_all=1&text=acari Acesso em: 7 abr. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Demográfico de 2010. Disponível em: www.censo2010.ibge.gov.br. Acesso em: 4 abr. 2018.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 189-206, mar. 2003. doi: 10.1590/S0100-15742003000100008.251
MEDEIROS, A. B. et al. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, Montes Belos v. 4, n. 1, set. 2011. Disponível em: http://revista.fmb.edu.br/index.php/fmb/article/view/30. Acesso em: 15 abr. 2018.
NUNES, A. L. P. F.; SILVA, M. B. C. A extensão universitária no ensino superior e na sociedade. Mal-Estar e Sociedade, Barbacena, Ano IV, n. 7, p. 119-133, jul./dez. 2011. Disponível em: http://revista.uemg.br/index.php/malestar/article/view/60. Acesso em: 15 abr. 2018.
PIANA, P. H. P. Alimentos geneticamente modificados e a construção do quadro regulatório no Brasil. 2013. 55 f. Monografia (Bacharel em Direito) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2013.
PITOMBO, L. R. M.; LISBÔA, J. C. F. Sobrevivência humana: um caminho para o desenvolvimento do conteúdo químico no ensino médio. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 14, 2001.
PROKOP, P.; TUNNICLIFFE, S. D. “Disgusting” animals: primary school children’s attitudes and myths of bats and spiders. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, London, v. 4, n. 2, p. 87-97, 2008. doi: 10.12973/ ejmste/75309.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2002. 96 p.
REIS JÚNIOR, A. M. A formação do professor e a educação ambiental. 2003. 177 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
RIO GRANDE DO NORTE. Rio Grande do Norte: história, indicadores e fotos. 2018. Disponível em: www.rn.gov.br. Acesso em: 8 mar. 2018.
RODRIGUES, A. R. F.; LABURU, C. E. A educação ambiental no ensino de biologia e um olhar sobre as formas de relação entre seres humanos e animais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 171-184, 2014. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/2700/2066. Acesso em: 15 mar. 2018.
RONDON. História do Projeto Rondon. 2018. Disponível em: http://www.projetorondon.defesa.gov.br/portal/index/pagina/id/9718/area/C/module/defaul. Acesso em: 8 de mar. 2018.
SANTOS, F. R.; SILVA, A. M. A importância da educação ambiental para graduandos da Universidade Estadual de Goiás: Campus Morrinhos. Interações, Campo Grande, v. 18, n. 2, p. 71-85, 2017. doi: 10.20435/inter.v18i2.1427.
SILVA, L. F.; TEIXEIRA, E. S. Educação para a sustentabilidade: representações de educação ambiental em docentes de formação de professores. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 16, n. 27, p. 7-21, 2015. doi: 10.31512/rch. v16i27.1501
SNADDON, J.; TURNER, E.; FOSTER, W. Children’s perceptions of rainforest biodiversity: which animals have the lion’s share of environmental awareness? Plos One, San Francisco, v. 3, n. 7, p. e2579, 2008. doi: 10.1371/journal.pone.0002579.
SORRENTINO, M. et al. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio-ago. 2005. doi: 10.1590/S1517-97022005000200010
SOUSA, R. G. et al. Meio ambiente e insetos na visão de educandos de 6º e 8º ano de escolas públicas em Anápolis-GO. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.18, n. 2, 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/3244. Acesso em: 10 abr. 2018.
SOUSA, R. G.; SANTOS, M. L. Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA – Ribeirão João Leite), Teresópolis-GO. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 460-477, 2010. Disponível em: http://www.sbecotur.org.br/rbecotur/artigos/abstract38.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018.
STEARNS, S. Life history evolution: successes, limitations, and prospects. Naturwissenschaften, v. 87, n. 11, p. 476-486, 2000. doi10.1007/s001140050763253
UNESCO. Década da educação das Nações Unidas para um desenvolvimento sustentável, 2005-2014: documento final do plano internacional de implementação. Brasília: Unesco, 2005. 120 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.