DNA no túnel do tempo

um relato de atividade extensionista para o ensino de biologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v16n12017_rel06

Palabras clave:

Biologia, Ensino Médio, Elucidação do DNA

Resumen

O presente texto relata a experiência do projeto de extensão intitulado "DNA no túnel do tempo". O projeto foi desenvolvido com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública do município de Coari, Amazonas, com o objetivo de proporcionar conhecimentos a respeito do contexto histórico da elucidação do DNA a alunos e professores de biologia. A intervenção foi realizada em duas etapas e constou de levantamento bibliográfico, planejamento e confecção dos materiais com viés lúdico, mostrando a contribuição de cada pesquisador, uma gincana como instrumento para contribuir na aprendizagem de biologia e a execução das atividades com alunos e professores. As ações do projeto contribuíram para o planejamento de práticas pedagógicas dinâmicas, o que atendeu às necessidades e aos interesses dos alunos envolvidos; o enriquecimento de conhecimento sobre a temática abordada por parte dos alunos do ensino médio, capacitando-os com assuntos de biologia que permeiam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e de outros processos seletivos de ingresso ao ensino superior; o ensino e a aprendizagem das disciplinas biológicas da grade curricular dos calouros universitários dos cursos do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

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Biografía del autor/a

Elison de Souza Sevalho, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Tutoria em Educação a Distância e em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2017-08-22

Cómo citar

SEVALHO, E. de S. . DNA no túnel do tempo: um relato de atividade extensionista para o ensino de biologia. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 150–166, 2017. DOI: 10.14393/REE-v16n12017_rel06. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/37456. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência