Gincana intelectual: instrumento de ação extensionista para educação em saúde

Autores/as

  • Cristina Berger Fadel Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Fabiana Bucholdz Teixeira Alves Universidade Estadual de Ponta Grossa.
  • Thaís Marília Fillus Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE_v14n12015_rel02

Palabras clave:

Educação. Saúde bucal. Relações comunidadeinstituição. Comportamento infantil. Promoção da saúde.

Resumen

A educação em saúde é compreendida como uma prática social que preconiza a mudança gradual na forma de pensar, sentir e agir por meio da seleção e da utilização de métodos pedagógicos participativos. Este trabalho mostra a atuação do projeto de extensão "Nós na rede: contribuições da Odontologia para educação, prevenção e manutenção da saúde", vinculado ao Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, o qual aborda a educação em saúde como requisito fundamental na prática odontológica. Em especial, expõe-se aqui uma atividade nominada Gincana Intelectual, cuja finalidade é fomentar e disseminar informações básicas relacionadas à saúde bucal, junto a crianças de oito a doze anos de idade. A competição é composta por três instrumentos lúdicos, os quais visam proporcionar uma atividade prazerosa e, ao mesmo, tempo educativa. Os resultados alcançados permitem concluir que esta forma de atividade lúdica expõe-se como meio facilitador do
compartilhamento de informações e do motivar crianças em busca de condutas mais saudáveis concernentes à saúde bucal.

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Biografía del autor/a

Cristina Berger Fadel, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Odontologia Preventiva e Social pela Universidade Estadual Paulista

Fabiana Bucholdz Teixeira Alves, Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Doutora em Odontopediatria pela Universidade de São Paulo, professora do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Thaís Marília Fillus, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduanda em Odontologia na Universidade Estadual de Ponta Grossa, participante do projeto

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Publicado

2015-08-12

Cómo citar

BERGER FADEL, C.; BUCHOLDZ TEIXEIRA ALVES, F.; FILLUS, T. M. Gincana intelectual: instrumento de ação extensionista para educação em saúde. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 106–115, 2015. DOI: 10.14393/REE_v14n12015_rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/31192. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência

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