A Astriflores e a coleta seletiva em Florestal, Minas Gerais: em busca de uma gestão colaborativa

Autores/as

  • Mariana Mayumi Pereira de Souza Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
  • Rosimeire Silveira de Menezes Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
  • Amanda Antônia da Silva Dias Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v14n22015_art03

Palabras clave:

Gestão de resíduos, Coleta seletiva, Pesquisa-ação, Gestão colaborativa, Extensão universitária.

Resumen

A atual produção de resíduos sólidos urbanos e sua correta destinação
são problemas enfrentados pela sociedade contemporânea. Dentro
deste contexto, abordamos o assunto e uma alternativa para resolução
do problema, por meio de um projeto de extensão universitária que
propõe a reciclagem como fator essencial para a destinação mais
adequada dos resíduos sólidos e a gestão colaborativa como forma de
auxiliar no funcionamento da Associação dos Catadores e Triadores
de Materiais Recicláveis de Florestal (Astriflores). Nosso projeto busca
aprimorar o processo de coleta seletiva no município de Florestal-
MG. A proposta é apoiar a gestão interna da Astriflores e gerar maior
articulação entre a associação e as demais esferas envolvidas na gestão
dos resíduos na cidade. As ações do projeto estão sendo orientadas pela
metodologia de pesquisa-ação e pela aplicação de ferramentas de cinco
tecnologias de gestão colaborativa. Os resultados obtidos têm sido
satisfatórios. Enfatizamos a importância da confiança e da articulação
entre todas as partes envolvidas no processo da coleta seletiva.

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Citas

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Publicado

2016-04-11

Cómo citar

MAYUMI PEREIRA DE SOUZA, M.; SILVEIRA DE MENEZES, R.; DA SILVA DIAS, A. A. A Astriflores e a coleta seletiva em Florestal, Minas Gerais: em busca de uma gestão colaborativa. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 53–73, 2016. DOI: 10.14393/REE-v14n22015_art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/31044. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais