O cérebro vai ao parque: uma estratégia de popularização da neurociência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v14n22015_rel03Palabras clave:
Divulgação da ciência, Educação científica, Cérebro.Resumen
Recentemente, a popularização e a divulgação da ciência têm ganhado
significativa expansão devido aos benefícios trazidos para a melhoria
na qualidade de vida da população em geral. Uma iniciativa que tem
auxiliado esse processo é a Semana Internacional do Cérebro, que
contribui para a divulgação dos benefícios da investigação científica
nesta área. Este texto busca relatar uma atividade de divulgação e
popularização da neurociência, realizada no Parque Dom Pedro
II, na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil, durante a
Semana Internacional do Cérebro, em 2013, pelo Grupo de Pesquisa
em Fisiologia (GPFis). As ações direcionaram-se para a população
geral, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos. Os resultados
dessa atividade mostram a importância de ações para a divulgação
da neurociência à população. As atividades atenderam ao objetivo
de popularizar conceitos científicos de uma forma simples, didática
e divertida e foram muito bem aceitas pelo público participante,
permitindo a aproximação da comunidade com a neurociência.
Descargas
Citas
CANDOTTI, E. Ciência na Educação Popular. In MASSARANI, L. ; MOREIRA, I. de C.; BRITO, F. (Org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/UFRJ, 2002.
EKUNI, R. et al. Projeto de Extensão
GERMANO, M. Popularização da ciência como ação cultural libertadora. In: COL
GERMANO, M.; KULESZA, W. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007.
KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSEL, T. M. Princípios da neurociência. 4. ed. Barueri: Manole, 2003.
LURIA, A. R. Fundamentos de Neuropsicologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo: EDUSP, 1981.
MARTINS, A.; MELLO-CARPES, P. B. Ações para divulgação da Neurociência: um relato de experiências vivenciadas no sul do Brasil. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v.12, n. 2, 2014.
PASQUINELLI, E. Neuromyths: why do they exist and persist? Mind, Brain and Education, v. 6, n. 2, p. 89-96, May. 2012.
VARGAS, L. S. et al. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Revista Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 233-241, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.