O cérebro vai ao parque: uma estratégia de popularização da neurociência

Autores

  • Geórgia Elisa Filipin Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana
  • Caroline Dalla Colletta Altermann Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana
  • Pâmela Billig Mello-Carpes Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v14n22015_rel03

Palavras-chave:

Divulgação da ciência, Educação científica, Cérebro.

Resumo

Recentemente, a popularização e a divulgação da ciência têm ganhado
significativa expansão devido aos benefícios trazidos para a melhoria
na qualidade de vida da população em geral. Uma iniciativa que tem
auxiliado esse processo é a Semana Internacional do Cérebro, que
contribui para a divulgação dos benefícios da investigação científica
nesta área. Este texto busca relatar uma atividade de divulgação e
popularização da neurociência, realizada no Parque Dom Pedro
II, na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil, durante a
Semana Internacional do Cérebro, em 2013, pelo Grupo de Pesquisa
em Fisiologia (GPFis). As ações direcionaram-se para a população
geral, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos. Os resultados
dessa atividade mostram a importância de ações para a divulgação
da neurociência à população. As atividades atenderam ao objetivo
de popularizar conceitos científicos de uma forma simples, didática
e divertida e foram muito bem aceitas pelo público participante,
permitindo a aproximação da comunidade com a neurociência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pâmela Billig Mello-Carpes, Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana

Fisioterapeuta. Formação Pedagógica - Habilitação Anatomia e Fisiologia Humana. Mestrado em Fisiologia. Doutorado em Fisiologia. Pós-doutorado em Neurofisiologia (KUL - Bélgica)

Referências

CANDOTTI, E. Ciência na Educação Popular. In MASSARANI, L. ; MOREIRA, I. de C.; BRITO, F. (Org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/UFRJ, 2002.

EKUNI, R. et al. Projeto de Extensão

GERMANO, M. Popularização da ciência como ação cultural libertadora. In: COL

GERMANO, M.; KULESZA, W. Popularização da ciência: uma revisão conceitual. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 7-25, 2007.

KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J. H.; JESSEL, T. M. Princípios da neurociência. 4. ed. Barueri: Manole, 2003.

LURIA, A. R. Fundamentos de Neuropsicologia. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo: EDUSP, 1981.

MARTINS, A.; MELLO-CARPES, P. B. Ações para divulgação da Neurociência: um relato de experiências vivenciadas no sul do Brasil. Revista de Ensino de Bioquímica, São Paulo, v.12, n. 2, 2014.

PASQUINELLI, E. Neuromyths: why do they exist and persist? Mind, Brain and Education, v. 6, n. 2, p. 89-96, May. 2012.

VARGAS, L. S. et al. Conhecendo o sistema nervoso: ações de divulgação e popularização da neurociência junto a estudantes da rede pública de educação básica. Revista Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, v. 19, n. 2, p. 233-241, 2014.

Downloads

Publicado

11-04-2016

Como Citar

FILIPIN, G. E.; DALLA COLLETTA ALTERMANN, C.; BILLIG MELLO-CARPES, P. O cérebro vai ao parque: uma estratégia de popularização da neurociência. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 155–163, 2016. DOI: 10.14393/REE-v14n22015_rel03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/29731. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência