Uma perspectiva em extensão universitária: programa de educação tutorial PET-Biomecânica

Autores/as

  • Marcelo de Maio Nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v14n12015-rel01

Palabras clave:

Programa de Educação Tutorial (PET). Postura corporal. Educação física escolar.

Resumen

O presente texto pretende apresentar as ações do PET-Biomecânica, criado em 2011 e vinculado ao Colegiado de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), com sede na cidade de Petrolina-PE. O PET-Biomecânica é composto por doze alunos bolsistas coordenados por um professor tutor. O foco principal de suas ações incide na prevenção de déficits posturais e na adoção da postura correta, e seu público-alvo são alunos do Ensino Fundamental I e II da rede municipal de educação, além de seus professores e pais e/ou responsáveis. A metodologia empregada é composta por ciclos de palestras, avaliações físicas e posturais dos escolares, a pesagem de mochilas, a aplicação de um questionário sobre a percepção da postura corporal e o desenvolvimento semanal de programas de exercícios físicos na escola.

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Biografía del autor/a

Marcelo de Maio Nascimento, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Expecialização em Treinamento Físico e Desportivo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (1996) e doutorado em Ciências do Esporte pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2007). Marcelo se especializou em Dança/Teatro e Esporte e Gestão Ambiental pela Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha. Professor das disciplinas de Dança e Ginástica na Escola Superior de Educação Física de Colônia/Alemanha (2006-2010). Entre os anos de 1989-2010 atuou como professor de dança no Cologne Dance Center Koln/Alemanha e Tanz-Haus NRW Duesseldorf/Alemanha. Ministrou diversos workshops e coreografou espetaculos de dança em diferentes países europeus. Atualmente é professor Adjunto nível 01 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) junto ao Colegiado de Educação Física com as seguintes funções: Professor das disciplinas de Dança, Ginástica e Esporte e Gestão ambiental, coordenador do Núcleo Temático (Educação, Cultura e Movimento), responsável pela linha temática "Cultura do Movimento e Meio Ambiente" e pelo convênio firmado entre o CEFIS/UNIVASF e o Instituto de Esporte e Meio Ambiente da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha (Deutsche Sporthochschule Koln), coordenar do projeto de Extensão: Pilates e o Idoso- Contribuições para o equilíbrio corporal, coordenador do GEPELMA-Grupo de Pesquisa e Estudo em Lazer e Meio Ambiente e, GEDAGIN-Grupo de Estudo em Dança e Ginástica, ambos credenciados ao CNPq. Integrante do corpo docente do Programa Master em Dança (V.I.E.W.) da Universidade de Esportes de Colônia/Alemanha desde 2012.

Citas

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Publicado

2015-06-06

Cómo citar

DE MAIO NASCIMENTO, M. Uma perspectiva em extensão universitária: programa de educação tutorial PET-Biomecânica. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 91–105, 2015. DOI: 10.14393/REE-v14n12015-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/28633. Acesso em: 5 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência