A importância dos projetos de extensão para a sensibilização ambiental: um estudo de caso na Universidade Federal de Uberlândia.
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_art05Palabras clave:
Sensibilização ambiental, comunidade acadêmica, extensão.Resumen
A Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU), unidade administrativa da Prefeitura Universitária (PREFE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), empenhouse em incentivar ações sociais vinculadas ao meio ambiente, buscando compreender como ações extensionistas podem contribuir para a sensibilização ambiental da comunidade. Analisou-se a viabilidade de executar projetos de extensão para atender às prerrogativas legais, no tocante à capacitação e sensibilização ambiental. A metodologia utilizada foi exploratóriodescritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa. Foram realizadas dezesseis ações ao longo do ano de 2013, promovidas pela PREFE em parceria com unidades acadêmicas e administrativas, no intuito de atender à demanda dos diversos segmentos da sociedade no que tange à problemática ambiental. Observou-se, dessa forma, que projetos e ações de educação ambiental que promovam a não geração, a redução, a reutilização e a reciclagem, dentre outros, são ferramentas importantes para a implementação dos instrumentos presentes na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.