Novos caminhos: pensando materiais didáticos de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos

Autores/as

  • Vanessa Gomes Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Angela Corrêa Ferreira Baalbaki Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_art02

Palabras clave:

educação bilíngue para surdos, ensino de Língua Portuguesa como segunda língua, produção de materiais didáticos, formação de professores

Resumen

O projeto de extensão Recursos e materiais para o ensino de Português para alunos surdos visa ao desenvolvimento de atividades voltadas para a comunidade surda e oferece também um espaço de discussão para os graduandos e professores de Língua Portuguesa, considerando, em uma perspectiva de educação bilíngue, a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - como a primeira língua do aluno surdo e a Língua Portuguesa como sua segunda língua. O objetivo do projeto é a elaboração materiais didáticos que atendam às necessidades linguísticas dos surdos. Nota-se que a oferta de tais materiais dirigidos à comunidade surda, quando existente, não atende ao desenvolvimento das interfaces de leitura e escrita da Língua Portuguesa, visto que os materiais voltados para esse alunado pressupõem categorias e aspectos distintos daqueles endereçados a alunos ouvintes. Para refletir sobre as especificidades desse alunado, faz-se necessário o contato com pesquisas sobre educação bilíngue para surdos e o desenvolvimento de metodologias visuais a fim de aplicá-las no cotidiano escolar. Assim, pretende-se que o projeto suscite a discussão e a construção de conhecimento sobre novas metodologias e estratégias didáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Gomes Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestranda em Linguística, professora substituta de Lingüística na Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Letras, Professora de Linguística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2015-02-11

Cómo citar

TEIXEIRA, V. G.; BAALBAKI, A. C. F. Novos caminhos: pensando materiais didáticos de língua portuguesa como segunda língua para alunos surdos. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 25–36, 2015. DOI: 10.14393/REE-v13n22014_art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/26931. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais