O papel pedagógico da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_art01Palabras clave:
atividade extramuros, extensão universitária, serviços, habilidades profissionais, avaliação da extensão, capacidades cognitivas.Resumen
A extensão universitária, muito recentemente, tornou-se uma terceira missão formalmente reconhecida nas universidades. De uma atividade unidirecional destinada à  difusão do conhecimento acadêmico à comunidade extramuros e à prestação de serviços, a extensão passou a ser entendida como uma interação dialógica com a sociedade. Como consequência, uma dimensão pedagógica tem sido atribuída à extensão universitária. Como instrumento de aprendizagem e geração de conhecimentos, a extensão pode contribuir para o desenvolvimento de seus estudantes e profissionais. Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de extensão universitária e suas mais importantes modificações ao longo da história, identificando o surgimento da prática da extensão universitária como instrumento pedagógico. A partir daí, trata de discutir o potencial da atividade extensionista na qualificação da trajetória formativa dos estudantes universitários. São apresentados trabalhos de investigação sobre o tema do impacto pedagógico da extensão universitária, buscando-se discutir a contribuição dessa atividade para qualificar a universidade e seus egressos. Os trabalhos publicados mostram que a extensão universitária pode influenciar significativamente a formação universitária, em especial nos aspectos cívico-políticos e afetivo-comportamentais.
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