UTILIZAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE CULTIVO E MANEJO DE HORTALIÇAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SAUDÃVEL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v13n12014_rel05Palabras clave:
Boas Práticas. Cultivo de hortaliças. Alimentação Saudável.Resumen
A horta inserida no ambiente escolar não se restringe à produção de alimentos, ela pode ser usada e trabalhada como uma estratégia de informação e capacitação nos temas relacionados com a educação ambiental, alimentar e nutricional de toda a comunidade envolvida. Na zona rural, sobretudo para alunos de comunidades de baixa renda, a qualidade da alimentação favorece o bem-estar dos alunos e contribui para a melhoria da aprendizagem. O projeto promoveu uma interação entre discentes da Universidade Federal de Uberlândia e a comunidade da Escola Municipal Rural Alvarenga Peixoto, em Tupaciguara-MG, promovendo a troca de informações, experiências e difusão de conhecimentos técnicos e científicos. Na implantação da horta, várias espécies de olerícolas ricas em nutrientes foram escolhidas para o plantio. A divulgação e a utilização de boas práticas de cultivo e manejo de hortaliças, a forma como se dá o preparo do solo, o manuseio de sementes e mudas, o acompanhamento do processo de germinação, os cuidados para a manutenção da área cultivada e o desenvolvimento de valores relacionados às questões ambientais tornaram-se uma ampliação do conhecimento adquirido em sala de aula pelos alunos de todas as séries do ensino fundamental da escola.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-07-10
Cómo citar
VASCONCELOS, M. da G.; VIEIRA, S. de S.; RODRIGUES, V. W. B. UTILIZAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS DE CULTIVO E MANEJO DE HORTALIÇAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SAUDÃVEL. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 61–69, 2014. DOI: 10.14393/REE-v13n12014_rel05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/23752. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Relatos de Experiência
Licencia
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.