Saúde na escola: o que é certo ou errado quando se trata de postura?

Autores/as

  • Andressa Sartori Somekawa Universidade Federal de São Paulo
  • Fernanda Flávia Cockell Universidade Federal de São Paulo
  • Larissa Baraçal Bordon Universidade Federal de São Paulo
  • Natália Novaes Pavani Araújo Universidade Federal de São Paulo
  • Gabriel Tavares da Motta Esperança Universidade Federal de São Paulo
  • Aline Suelen Pires Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_rel10

Palabras clave:

Crianças, Saúde Escolar, Postura

Resumen

Este trabalho relata a experiência do Programa Saúde na Escola (PSE) com crianças de 7 a 11 anos de idade, as quais fazem parte do projeto de extensão "Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra", localizado na cidade de Santos. O trabalho tem como objetivo construir, junto com os alunos envolvidos, práticas favoráveis à postura corporal, por meio de um novo conceito de saberes. Ou seja, as trocas de conhecimento e experiências interdisciplinares permitem a melhor apropriação da informação. Assim, o coletivo passa também a ser responsável por sua saúde, tendo a opção de evitar certas posturas, que adotadas por longos períodos, podem causar desconforto ou mesmo serem nocivas à saúde, além de identificar precocemente possíveis problemas posturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andressa Sartori Somekawa, Universidade Federal de São Paulo

Acadêmica de Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. ex-bolsista PIBEX do projeto de extensão: Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra de Santos. Membro do grupo de pesquisa

Fernanda Flávia Cockell, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta da Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. Coordenadora do projeto de extensão: Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra de Santos. Fisioterapeuta formada pela FCMMG, mestre e doutora em Engenharia de Produção pela UFSCar, Pós-doutora em Sociologia pela UFSCar

Larissa Baraçal Bordon, Universidade Federal de São Paulo

Acadêmica de Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. Ex-Bolsista PIBEX do projeto de extensão: Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra de Santos. Membro do grupo de pesquisa

Natália Novaes Pavani Araújo, Universidade Federal de São Paulo

Acadêmica de Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. ex-bolsista PBEX do projeto de extensão: Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra de Santos. Membro do grupo de pesquisa

Gabriel Tavares da Motta Esperança, Universidade Federal de São Paulo

Fisioterapeuta, formado pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista. Ex-bolsista PBEX do projeto de extensão: Fisioterapia Coletiva: ações no Morro Nova Cintra de Santos. Membro do grupo de pesquisa

Aline Suelen Pires, Universidade Federal de São Carlos

Socióloga, mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos, doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFSCar, bolsista FAPESP. Membro do grupo de pesquisa

Publicado

2013-12-20

Cómo citar

SOMEKAWA, A. S.; COCKELL, F. F.; BORDON, L. B.; ARAÚJO, N. N. P.; ESPERANÇA, G. T. da M.; PIRES, A. S. Saúde na escola: o que é certo ou errado quando se trata de postura?. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 195–204, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_rel10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20872. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência