Medidas para o controle de animais errantes desenvolvidas pelo grupo PET Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Diogo Joffily Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Luzilene Maria de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sheyla Moreira Gonçalves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Juliana Velloso Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Mylla Cristina Bastos Barcellos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Luciano da Silva Alonso Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v12n12013_rel16

Palabras clave:

Saúde. Educação. Bem-estar animal.

Resumen

Animais errantes são um problema de saúde pública para a maioria das cidades do mundo. A urgência em se difundir o conceito de guarda responsável, bem como a necessidade de medidas eficazes para solucionar problemas relacionados ao grande número de animais errantes, justifica a necessidade de trabalhos que objetivem este fim. Neste sentido, um estudo foi desenvolvido na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no município de Seropédica - RJ. Em julho de 2011, foi realizado um trabalho de análise parasitológica de fezes de cães errantes. Em agosto, foi feita campanha de vacinação antirrábica. Em outubro do mesmo ano, foi realizada a primeira feira de adoção de animais errantes. Das onze amostras de fezes analisadas, sete mostraram-se positivas para Ancylostoma spp. e quatro positivas para Dipylidium caninum. Durante a campanha, foi observado um grande contraste entre interesses. A feira de adoção de animais realizou quatorze adoções, entre cães e gatos. A contaminação ambiental é um dos problemas graves de saúde pública aos quais populações de animais errantes estão envolvidas. Ficou evidente a necessidade de um maior debate quanto à importância da castração para a diminuição do problema. A ferramenta da educação, mais uma vez, surge como a medida mais eficiente para controle e resolução desta questão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diogo Joffily, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Zootecnista pela UFRRJ, Mestre em Ciências pela mesma instituição. Atualmente graduando em Medicina Veterinária pela UFRRJ e bolsista integrante do Grupo PET Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luzilene Maria de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Medicina Veterinária pela UFRRJ e bolsista integrante do Grupo PET Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Sheyla Moreira Gonçalves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Medicina Veterinária pela UFRRJ e bolsista integrante do Grupo PET Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Juliana Velloso Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Medicina Veterinária pela UFRRJ e bolsista integrante do Grupo PET Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Mylla Cristina Bastos Barcellos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduanda em Medicina Veterinária pela UFRRJ e bolsista integrante do Grupo PET Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Luciano da Silva Alonso, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (2002) e doutorado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência em pesquisa na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia, atuando nas linhas de pesquisa: distribuição vascular no estômago de animais domésticos; e morfologia aplicada a adequação de modelos experimentais. Também atua em atividades de extensão, desenvolvendo projetos sobre comunicação rural, divulgação e popularização da ciência. Coordenador de Projetos aprovados nos editais PROEXT CULTURA 2007 e PROEXT MEC/CULTURA 2008 (concluídos) e Edital de Apoio à Melhoria das Escolas Públicas - FAPERJ (2011 - em andamento). Tutor do Grupo PET Medicina Veterinária da UFRRJ (Programa de Educação Tutorial - SESu/MEC). Possui experiência em coordenação de equipe interdisciplinar, contando com a efetiva participação de acadêmicos dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Licienciatura em Ciências Agrícolas, Economia Doméstica e Educação Física.

Publicado

2013-07-19

Cómo citar

JOFFILY, D.; DE SOUZA, L. M.; GONÇALVES, S. M.; PINTO, J. V.; BARCELLOS, M. C. B.; ALONSO, L. da S. Medidas para o controle de animais errantes desenvolvidas pelo grupo PET Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n12013_rel16. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20847. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência