Diagnóstico Social Comunitário: experiências e encontros
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n22012-20846Palabras clave:
diagnóstico social comunitário, vulnerabilidade social, metodologia participativa.Resumen
O texto relata a experiência do projeto de extensão Educação e Cidadania, da Universidade de Passo Fundo (UPF), universidade comunitária situada ao norte do estado do Rio Grande do Sul. O projeto resulta de uma parceria entre o Curso de Serviço Social e a UPFTV- canal de televisão universitária da UPF, parceria do Canal Futura. A experiência relatada trata do processo de elaboração de um Diagnóstico Social Comunitário junto a oito vilas, loteamentos e bairros de Passo Fundo que congregam populações em situação de vulnerabilidade e risco social. O estudo foi motivado pela necessidade de mapear e dar visibilidade às problemáticas sociais vividas pelas comunidades, além da identificação das potencialidades existentes, partindo do ponto de vista dos próprios moradores. Para a elaboração foi utilizada metodologia participativa e priorizou-se a coleta de informações de caráter qualitativo a respeito de temáticas como saúde, educação, habitação, lazer, segurança, trabalho e meio ambiente. Os encontros realizados em cada uma das comunidades foram transformados em programas televisivos, veiculados na grade de programação da UPFTV. Os resultados do diagnóstico transformaram-se em livro e apontam para uma série de situações de violação de direitos vivenciadas pelos moradores, com destaque para o não acesso ao direito à cidade.Descargas
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Derechos de autor 2017 Cristina Fioreze, Clenir Maria Moretto, Henrique Fonseca, Taís Rizzotto, Analu Mirelle Bernardi, Camila Bottesini
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