Teia: articulação entre ensino, pesquisa e extensão em um projeto de educação socioambiental
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v10n22011-20797Resumen
RESUMO: O presente trabalho apresenta os pressupostos teórico-metodológicos do Projeto TEIA, ancorado na Pedagogia de Projetos e em oficinas pedagógicas, e os resultados alcançados por ações integradas de ensino, pesquisa e extensão. Além de buscar compreender como as crianças e adolescentes do MST concebem a relação homem-natureza, buscou-se proporcionar aos graduandos da universidade vivências de âmbito formativo diferenciadas, do ponto de vista político-pedagógico. O projeto estimulou nos atores envolvidos reflexões mais profundas sobre a questão ambiental, articulando-a com fatores políticos, sociais, econômicos e culturais. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a forte presença da identidade coletiva dos sem-terra na relação que as crianças e adolescentes estabelecem com o ambiente. PALAVRAS-CHAVE: Educação socioambiental. Pedagogia de projetos. MST.Descargas
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Derechos de autor 2017 Luciana Resende Allain, Luiz Carlos Felizardo Junior, Cristiane Fernanda Xavier, Giovana Carine Leite
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