O teatro como mecanismo de inclusão social: uma experiência do sensível

Autores/as

  • Irley Margarete Cruz Machado

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v9n22010-20612

Palabras clave:

Teatro, Inclusão social, saúde

Resumen

O presente relato aborda uma experiência desenvolvida com pacientes da Saúde Mental de Santos de 1991 a 1994. Durante o período, parecia que todo o tipo de experiência que pudesse devolver ao utente a possibilidade de inserção social, e cidadania, deveria ser realizado. O objetivo principal do trabalho era adequar, de alguma forma, o paciente que passava a fazer parte de uma nova realidade, de um momento que poderíamos considerar político e histórico dentro do processo de desmanicomialização, adotado pela primeira vez no Brasil. Enquanto professora de teatro, em meu contato com os doentes mentais, passei a utilizar técnicas de jogo dramático em sessões que não caracterizava como terapêuticas, mas, antes como uma forma de recreação, na tentativa de devolver àqueles seres o prazer e a consciência de suas existências e presenças dentro de um grupo social. Em encontros de uma hora, quase que diários, foi-se criando uma inteiração prazerosa e a possibilidade da realização de um trabalho artístico configurou-se. Após alguns meses de trabalho, explorando a técnica do jogo dramático e do uso da máscara no processo de criação teatral, tínhamos um belíssimo resultado artístico. O processo como um todo foi altamente satisfatório e atingiu os objetivos esperados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Irley Margarete Cruz Machado

Bibliografia citada DELGADO, Jaques. A loucura na sala de jantar. Santos: Ed. Resenha Ltda. 1991. HERRMANN, F. O que é psicanálise: para iniciantes ou não. (13ª.ed) São paulo: Ed. Psique, 1999. KRIS, Ernest. Psicanálise da Arte. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1968. LAPIERRE, A. e AUCOUTURIER, B. Simbología del Movimiento. Barcelona: Ed. Científico-médica, 1985. TOUCHARD,Pierre. O teatro e a angústia dos homens. São Paulo: Duas Cidades, 1970.

Publicado

2011-03-02

Cómo citar

CRUZ MACHADO, I. M. O teatro como mecanismo de inclusão social: uma experiência do sensível. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/REE-v9n22010-20612. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20612. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Relatos de Experiência