Ensino, pesquisa e extensão: histórico, abordagem, conceitos e considerações
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v9n12010-20564Palabras clave:
Ensino, pesquisa, extensão, indissociabilidadeResumen
A legislação brasileira determina a "indissociabilidade" entre a triade ensino-pesquisa-extensão e que estes elementos devem ter igual importância no processo formativo. A partir de uma abordagem histórica, o estudo observou que na prática acadêmica, essas instâncias são desenvolvidas de forma bem dissociada, com a realização de projetos que não atendem o caráter interdisciplinar e muito menos a idéia de uma formação multidimensional. Num segundo momento o estudo, menciona alguns conceitos e considerações a cerca do desenvolvimento dessa trindade, dentro das universidades brasileiras, enfatizando a desarticulação existente entre a graduação e a pós-graduação com a quase inexistência de relação entre a pesquisa produzida neste último nível e a pesquisa, o ensino e a extensão que decorrem na graduação. Outro fato abordado durante o texto e o desenvolvimento de projetos individuais que não correlacionam os elementos do tripé e tal fato decorre da departamentalização presente na graduação. Concluímos que a articulação e a correta integração entre esta tríade possibilitam o rompimento com o atual padrão de ensino fragmentado e a implantação de um modelo que realmente corresponda com a formação integral e tridimensional, que parte do princípio da indissociabilidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Milene Cristine Moreira Farias, Leandro Rafael Soares, Michelle Moreira Farias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.