Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH)
caminhos de formação, extensão, resistência e esperança em Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-79217Palavras-chave:
Democracia, Cidadania ativa, Políticas públicasResumo
A Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) é uma organização da sociedade civil, suprapartidária e sem fins lucrativos, fundada em 1995, por um grupo de educadoras/es/ies, pesquisadoras/es/ies e militantes, com o objetivo de fortalecer a democracia brasileira após o período da ditadura civil-militar. Desde então, a ReBEDH tem atuado como espaço coletivo de articulação, formação e resistência no campo da Educação em Direitos Humanos (EDH), influenciando políticas públicas e consolidando a EDH como um campo teórico, prático e político. Além disso, tem sido protagonista na formulação e realização de ações educativas extensionistas em EDH. Assim sendo, este artigo apresenta, brevemente, o histórico da ReBEDH, seu papel na formulação de políticas públicas nacionais e, especialmente, sua atuação no estado de Minas Gerais (MG). A reativação da Rede em 2020, diante dos retrocessos democráticos e violações de direitos no Brasil, marca uma nova fase de fortalecimento institucional e expansão das ações educativas. Em MG, a ReBEDH vem promovendo encontros, cursos, publicações, articulações políticas e construindo redes de formação, comprometidas com a justiça social, equidade e cidadania plena.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: MDHC, 2013. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/educacao-em-direitos-humanos/diretrizes-nacionais-para-a-educacao-em-direitos-humanos. Acesso em: 5 maio 2025.
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília, DF: MDH; CNEDH, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: os intelectuais, o princípio educativo, jornalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
LISPECTOR, C. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1964.
SKANK. Skank – esmola (áudio oficial). YouTube, 18 ago. 2022. 2min40s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NOHiF42nSpk&list=RDNOHiF42nSpk&start_radio=1. Acesso em: 30 jul. 2025.
TV APARECIDA. Arquivo A: vida e obra de Dom Helder Câmara. YouTube, 5 set. 2023. 53min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=43Xo7R2OCEc. Acesso em: 2 ago. 2025.
UEMG. UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Edital PROEX n° 4/2025. Projeto da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos – Coordenação Minas Gerais: implantação de ações e políticas públicas sobre Educação e Direitos Humanos no estado de MG! Belo Horizonte: Governo do Estado de Minas Gerais; UEMG; Coordenadoria de Bolsas de Extensão e Registro, 2025. Disponível em: https://uemg.br/component/phocadownload/category/4051-edital-proex-n-4-2025. Acesso em: 12 ago. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Carolina Corrêa Salvio, Guilherme Matheus de Sousa Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


