A importância da extensão universitária na difusão da política de cotas

a experiência do “Se liga nas Cotas!”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2025-77551

Palabras clave:

Cotas, “Se liga nas Cotas!”, Extensão universitária, Ações afirmativas

Resumen

Este texto relata a experiência do projeto de extensão “Se liga nas Cotas!”, desenvolvido na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), entre 2022 e 2024. O projeto teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre a política de cotas e temas correlatos, como equidade racial e ações afirmativas, entre docentes, gestores e estudantes da rede básica de ensino. A iniciativa estruturou-se em duas frentes principais: um curso de formação continuada, que capacitou educadores para abordar criticamente as cotas e suas implicações sociais; e visitas às escolas públicas, onde foram realizados diálogos diretos com estudantes, desmistificando narrativas meritocráticas e reforçando a importância das cotas como um direito conquistado. O texto detalha a organização do projeto, sua abrangência geográfica e os impactos positivos gerados tanto na formação de professores quanto na conscientização dos jovens sobre o acesso ao ensino superior. Ao final, espera-se demonstrar a relevância da extensão universitária como uma ferramenta para o fortalecimento de políticas públicas que promovam direitos e, no caso específico do “Se liga nas Cotas!”, ampliem os horizontes de possibilidades para centenas de jovens das escolas públicas.

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Biografía del autor/a

  • Clarice Cassab, UFJF

    Profesor del Departamento de Geociencias y PPGEO de la UFJF. Doctor en Geografía por la UFF. Coordinador de NuGea.

  • Lorraine Alves Berg Barroso, UFJF

    Estudiante de pregrado en Trabajo Social en la UFJF. ¡Becaria de extensión de la Se liga nas Cotas!

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Publicado

2025-08-14

Cómo citar

CASSAB, Clarice; BARROSO, Lorraine Alves Berg. A importância da extensão universitária na difusão da política de cotas: a experiência do “Se liga nas Cotas!”. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 151–165, 2025. DOI: 10.14393/REE-2025-77551. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/77551. Acesso em: 26 dec. 2025.