A construção da cidadania brasileira como direitos fundamentais
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-77480Palabras clave:
Cidadania, Direitos humanos, Educação, DesenvolvimentoResumen
Este trabalho é fruto da conclusão do Curso de Aperfeiçoamento em “Educação em direitos humanos e diversidades: educar-se e educar para a construção de uma sociedade fundamentada em direitos humanos” da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A proposta é compreender o processo de consolidação da cidadania brasileira enquanto expressão dos direitos humanos, à luz de autores que elucidam a temática, instigando reflexões e práxis necessárias ao desenvolvimento do país. Para isso, adotou-se como metodologia a leitura e a reflexão bibliográfica de autores como Murilo de Carvalho, Lillian Schwarcz, Paulo Freire, entre outros, cujas obras contribuem para a compreensão desse processo como fenômeno social e histórico, oferecendo subsídios teóricos e práticos para a análise sociológica do objeto em questão. Nesse sentido, como resultado conclusivo, o presente trabalho fundamentou-se nos autores supracitados para refletir como o processo de cidadania, diversidade e humanismo pode contribuir para que o Brasil seja um país desenvolvido e menos desigual.
Descargas
Referencias
CARVALHO, J. M. Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1987.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, N. L. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan./jun. 2003. DOI 10.1590/S1517-97022003000100012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/sGzxY8WTnyQQQbwjG5nSQpK. Acesso em: 21 jul. 2025.
HUNT, L. A invenção dos direitos humanos: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. V. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 10. ed. São Paulo: Hucitec, 2007.
PINSKY, J.; PINSKY, C. B. História da cidadania. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
SCHWARCZ, L. M; BOTELHO, A. Cidadania e direitos: aproximações e relações. In: SCHWARCZ, L. M.; BOTELHO, A. (org.). Cidadania: um projeto em construção. Belo Horizonte: Claro Enigma, 2012. p. 6-27.
SILVA, P. B. G. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. In: FONSECA, M. V.; SILVA, C. M. N.; FERNANDES, A. B. (org.). Relações étnico-raciais e educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011. p. 11-37.
TAVARES, W. R. Docência: um momento reflexivo. São Paulo: Ícone, 2007.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 José Julierme Furtado dos Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


