“Handcrafty” women weaving potency

an analysis of the extensionist pedagogical practices

Authors

  • Stela Cristina de Godoi Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Iara Teixeira Rebouças dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Jaqueline Jordão Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v20n12021-55234

Keywords:

Sexual division of work, Women, Art, Ethics, Affection

Abstract

Este escrito baseia-se na observação participante obtida pela prática extensionista, junto ao grupo de mulheres “Guerreiras do Satélite”, assistidas pelo CRAS Satélite Íris, no município de Campinas-SP. O projeto que subsidia essa reflexão desenvolve atividades socioeducativas, visando contribuir para o fortalecimento das mulheres e de seus vínculos sociais. As ações são pensadas como estratégias para o enfrentamento do insulamento das mulheres que resulta da desigualdade na divisão sexual do trabalho. Observamos que o recrutamento prematuro das meninas para os trabalhos reprodutivos, o abandono escolar e a violência doméstica privam as mulheres de ocupar espaços sociais fora do núcleo familiar. Neste sentido, as intervenções utilizam Círculos de Cultura, baseados na perspectiva freiriana de educação como prática de comunhão e liberdade, e Círculos de Trabalho Artístico, que concebe a educação como esforços conativos do corpo-mente social em sua busca por preservar-se e atualizar o bem comum. Por meio da atividade problematizadora e de reconstrução imaginativa que culminam na produção artística, buscamos ressignificar o sofrimento, despertar as paixões alegres e fortalecer um devir ético que encorajem essas mulheres a perseverar em si próprias, tecer laços de solidariedade e ocupar outros espaços sociais não prescritos pelas estruturas vigentes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Stela Cristina de Godoi, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

PhD in Sociology, State University of Campinas, State of São Paulo, Brazil; professor at the Faculty of Social Sciences at the Pontifical Catholic University of Campinas, São Paulo, Brazil; coordinator of the ARTiculas Project.

Iara Teixeira Rebouças dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduated in Social Sciences, Pontifical Catholic University of Campinas, State of São Paulo, Brazil.

Jaqueline Jordão, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Undergraduate student in Visual Arts, Pontifical Catholic University of Campinas, State of São Paulo, Brazil; intern at the Interdisciplinary Center for the Care of People with Disabilities (CIAPD/PUC).

References

CARVALHO, S. M. G. de; PIO, P. M. A categoria da práxis em Pedagogia do Oprimido: sentidos e implicações para a educação libertadora. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília , v. 98, n. 249, p. 428-445, aug. 2017. Doi: 10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2729. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/zpsDMKRZvTM3BwNSZLb8Cqp/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 maio 2020.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 66. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. 256 p.

HIRATA, H.; KERGOAT, D. Relações sociais de sexo e psicopatologia do trabalho. In: HIRATA, H. (org.). Nova divisão sexual do trabalho?: um olhar voltado para a empresa e a sociedade. São Paulo: Boitempo, 2002. p. 233-235.

MARTINS, J. de S. Uma sociologia da vida cotidiana: ensaios na perspectiva de Florestan Fernandes, de Wrigtht Mills e de Henri Lefebvre. São Paulo: Contexto, 2014. 224 p.

MERÇON, J. Aprendizado ético-afetivo: uma leitura spinozana da educação. Campinas: Alínea, 2009, 167 p.

PIRES, A. Orçamento familiar e gênero: percepções do Programa Bolsa Família. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 145, p. 130-161, Apr. 2012. Doi: 10.1590/S0100-15742012000100009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/KgzwrMHdPmXgXb6kHWv93pN/abstract/?lang=pt . Acesso em: 17 abr. 2020.

SIMIONI, A. P. Bordado e transgressão: questões de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan. Proa, Campinas, n. 2, v. 1, 2010. Disponível em: ttp://www.ifch.unicamp.br/proa/ArtigosII/anasimioni.html. Acesso em: 10 maio 2020.

ZAIDMAN, Claude. Educação e socialização. In: HIRATA, H. et al. (org.) Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora da Unesp, 2009. P. 80-84.

Published

2021-06-30

How to Cite

GODOI, S. C. de; SANTOS, I. T. R. dos .; JORDÃO, J. “Handcrafty” women weaving potency: an analysis of the extensionist pedagogical practices. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 3–14, 2021. DOI: 10.14393/REE-v20n12021-55234. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/55234. Acesso em: 11 dec. 2024.