Pequenos curiosos: participação de crianças na ilustração de livros infantis

Authors

  • Flaviana Tavares Vieira Teixeira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v15n12016_rel02

Keywords:

Divulgação científica. Livros. Ilustração. Leitura.

Abstract

Este texto relata a participação de crianças do ensino fundamental como ilustradoras da coleção de livros infantis Pequenos Curiosos. Essa coleção, composta por 10 títulos, tem como objetivo principal a popularização da ciência no Vale do Jequitinhonha e no Vale do Mucuri, em Minas Gerais. Os temas geradores foram apontados por crianças de 8 a 12 anos e giraram em torno de curiosidades que foram esclarecidas nas áreas de química, física e biologia. Pequenas histórias foram elaboradas, envolvendo a explicação e a contextualização do assunto. Após conhecerem o texto, as crianças elaboraram as ilustrações. Prosseguiu-se com a diagramação e impressão dos livros, seguindo com o lançamento e divulgação. Todas as escolas estaduais dos Vales receberam a coleção de livros gratuitamente. A participação das crianças como ilustradoras e leitoras da coleção proporcionou-lhes ampliar o interesse na leitura de outras obras. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Flaviana Tavares Vieira Teixeira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora do curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM. Leciona nos cursos de Engenharia Química e Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Membro do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Gestão de Instituições Educacionais da UFVJM. Membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni. Foi diretora do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia da UFVJM, no Campus do Mucuri, foi coordenadora do curso de Engenharia Química do Instituto de Ciência e Tecnologia no Campus JK, atuou na Direção de Ensino da UFVJM, atualmente é pró-reitora de graduação desta instituição. Fez seu doutorado em Química Inorgânica na UFMG, mestrado em Agroquímica na UFV. A Licenciatura em Química e a graduação em Ciências Naturais foram cursadas na UFSJ. Com a colaboração de estudantes de graduação e professores da UFVJM, trabalhou com a popularização da ciência através de programas radiofônicos, lançando 3 CDs com aproximadamente 500 pílulas radiofônicas.

References

IRACET, E. E. Divulgação científica para crianças: narrar para explicar. Notas de pesquisa, Santa Maria, v. 1, n. 0, p. 100-103, 2011.

MENDON

PEREIRA, F. Diagnóstico socioeconômico revela que potenciais do Vale do Jequitinhonha não são explorados. In: CORR

SARMENTO, A. C. et al. Divulgação científica para o público infantil: análise da revista ciência hoje das crianças. Diálogos & Ciência, Salvador, Ano IV, n. 12, p. 25-38, 2010.

SHAMOS, M. H. The myth of scientific literacy. New Jersey: Rutgers University Press, 1995. 261p.

ZAMBONI, L. M. S. Cientistas, jornalistas e a divulgação científica: subjetividade e heterogeneidade no discurso da divulgação científica. Campinas: Autores Associados, 2001.

Published

2016-07-25

How to Cite

TAVARES VIEIRA TEIXEIRA, F. Pequenos curiosos: participação de crianças na ilustração de livros infantis. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 1, p. 72–88, 2016. DOI: 10.14393/REE-v15n12016_rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/31239. Acesso em: 26 jul. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência