Feiras de ciência: o caso da Mostra de Ciência e Tecnologia de Ituiutaba (MOCTI)

Authors

  • Adevailton Bernardo dos Santos Faculdade de Ciências Integradas do Pontal
  • Silvania Sousa Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v13n22014_rel04

Keywords:

Ensino de ciências. Cultura científica. Feira de ciências. Ituiutaba.

Abstract

A realização de projetos envolvendo estudantes de ensino básico e apresentação em feiras de ciência tem se mostrado uma importante metodologia no desenvolvimento de novas competências, ao mesmo tempo em que cria um importante espaço de desenvolvimento da cultura científica. Em 2011, ocorreu a 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia de Ituiutaba (MOCTI), evento extensionista de educação não formal que visa contribuir para o desenvolvimento da cultura científica. O evento foi reeditado nos dois anos seguintes, sempre objetivando implementar um espaço em que estudantes e professores possam apresentar trabalhos realizados na escola básica, em uma parceria que visa criar e aprimorar habilidades voltadas para a pesquisa e a extensão. O objetivo deste texto é relatar o impacto desses eventos sobre a comunidade da cidade de Ituiutaba-MG, principalmente a envolvida diretamente com a educação básica. A conclusão aponta para diversos pontos positivos, apesar de notar que também há várias dificuldades e que nem sempre há garantias de sucesso. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adevailton Bernardo dos Santos, Faculdade de Ciências Integradas do Pontal

Professor da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal - FACIP/UFU - atuando no curso de Licenciatura em Física.

Published

2015-02-11

How to Cite

SANTOS, A. B. dos; SOUSA NASCIMENTO, S. Feiras de ciência: o caso da Mostra de Ciência e Tecnologia de Ituiutaba (MOCTI). Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 95–102, 2015. DOI: 10.14393/REE-v13n22014_rel04. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/27446. Acesso em: 5 nov. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência

Most read articles by the same author(s)