Barricada, bandeiras, escola, jóquei-clube: atividades matemáticas para pessoas na terceira idade
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v12n22013_rel02Keywords:
Educação Matemática, Educação de Idosos, Extensão Universitária.Abstract
O artigo apresenta uma discussão sobre atividades matemáticas realizadas com um grupo de 22 pessoas, idosos e adultos maduros, participantes de um projeto de extensão universitária em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. O intuito é entender como proposta como Conversas sobre matemática pode ser uma possibilidade para pessoas na terceira idade. As atividades foram desenvolvidas por meio de uma abordagem investigativa, visando promover uma participação ativa dos envolvidos. Elas foram organizadas considerando-se a heterogeneidade em relação aos anos de escolaridade e às condições físicas do grupo. Ao longo do texto, são feitas considerações sobre uma atividade que envolveu o uso de blocos lógicos na exploração de formas geométricas. Neste trabalho, da parte dos idosos, houve a formulação de questões para entender o que era para ser feito; a elaboração de conjecturas como possibilidades de solução; o teste e o refinamento das questões e conjecturas anteriores; e a comunicação dos resultados. Entende-se que as Conversas podem fazer parte do rol de atividades de idosos se: i) forem entendidas como uma ação comunicativa; ii) for valorizada uma abordagem com investigações matemáticas de assuntos variados, utilizando diferentes recursos; iii) os participantes aceitarem o convite e envolverem-se nas Conversas.Downloads
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Published
2013-12-20
How to Cite
LIMA, L. F. de; PENTEADO, M. G. Barricada, bandeiras, escola, jóquei-clube: atividades matemáticas para pessoas na terceira idade. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 109–127, 2013. DOI: 10.14393/REE-v12n22013_rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/22938. Acesso em: 5 nov. 2024.
Issue
Section
Relatos de Experiência
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