Uma abordagem lúdica dos animais peçonhentos no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v11n22012-20772Keywords:
Animais peçonhentos, Jogos educativos, Ensino Fundamental.Abstract
Acidentes envolvendo animais peçonhentos refletem um expressivo problema de saúde pública. Em Ituiutaba(MG), em 2009, ocorreram 496 notificações desses acidentes. A melhoria da saúde pública depende da educação em saúde e sabe-se que os jogos educacionais ajudam na aprendizagem e no raciocínio do jogador. Com isso, o presente estudo visou à conscientização de escolares, através de aulas lúdicas com jogos educacionais, ainda propiciar conhecimentos sobre a prevenção de acidentes e também orientar sobre os procedimentos em caso de alguma ocorrência, além de considerar a importância ecológica desses animais. Elaborou-se materiais informativos como cartilhas e jogos educacionais. Utilizaram-se os materiais em aulas em duas escolas públicas em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, onde se ministraram oito aulas teórico-práticas de 50 minutos. Para finalizar, aplicou-se um questionário avaliativo. A partir desse questionário, pôde-se perceber que 50% dos alunos acharam necessário conhecer os animais e 38,5% acharam mais importante conhecer os métodos de prevenção. Entre os animais mais perigosos evidenciaram os escorpiões e as serpentes. Os alunos julgaram como métodos de prevenção mais eficiente a limpeza e evitar o contato com os animais. A partir desses dados, verificou-se a compreensão dos alunos quanto a temática através dos métodos utilizados nas aulas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Eliézer Lucas Pires Ramos, Renata Gregório Franco Moura, Mariane Mendes Macedo, Lucas Henrique Carvalho Siqueira, Neusa Elisa Carignato Sposito, Vanessa Suzuki Kataguiri
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicarem nesta revista, os autores concordam em manter os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.