Uma abordagem lúdica dos animais peçonhentos no ensino fundamental

Autores

  • Eliézer Lucas Pires Ramos
  • Renata Gregório Franco Moura
  • Mariane Mendes Macedo
  • Lucas Henrique Carvalho Siqueira
  • Neusa Elisa Carignato Sposito
  • Vanessa Suzuki Kataguiri

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v11n22012-20772

Palavras-chave:

Animais peçonhentos, Jogos educativos, Ensino Fundamental.

Resumo

Acidentes envolvendo animais peçonhentos refletem um expressivo problema de saúde pública. Em Ituiutaba(MG), em 2009, ocorreram 496 notificações desses acidentes. A melhoria da saúde pública depende da educação em saúde e sabe-se que os jogos educacionais ajudam na aprendizagem e no raciocínio do jogador. Com isso, o presente estudo visou à conscientização de escolares, através de aulas lúdicas com jogos educacionais, ainda propiciar conhecimentos sobre a prevenção de acidentes e também orientar sobre os procedimentos em caso de alguma ocorrência, além de considerar a importância ecológica desses animais. Elaborou-se materiais informativos como cartilhas e jogos educacionais. Utilizaram-se os materiais em aulas em duas escolas públicas em turmas de 3º ano do Ensino Fundamental, onde se ministraram oito aulas teórico-práticas de 50 minutos. Para finalizar, aplicou-se um questionário avaliativo. A partir desse questionário, pôde-se perceber que 50% dos alunos acharam necessário conhecer os animais e 38,5% acharam mais importante conhecer os métodos de prevenção. Entre os animais mais perigosos evidenciaram os escorpiões e as serpentes. Os alunos julgaram como métodos de prevenção mais eficiente a limpeza e evitar o contato com os animais. A partir desses dados, verificou-se a compreensão dos alunos quanto a temática através dos métodos utilizados nas aulas.

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Publicado

14-02-2013

Como Citar

RAMOS, E. L. P.; MOURA, R. G. F.; MACEDO, M. M.; SIQUEIRA, L. H. C.; SPOSITO, N. E. C.; KATAGUIRI, V. S. Uma abordagem lúdica dos animais peçonhentos no ensino fundamental. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/REE-v11n22012-20772. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20772. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais