Modelo de educação ambiental para condomínios horizontais - estudo de caso desenvolvido no Distrito Federal

Authors

  • Nélio S. Machado Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v10n12011-20659

Keywords:

Crescimento Desordenado, Recursos Naturais, Gerações Futuras, Formação de Lideranças Comunitárias

Abstract

RESUMO: A explosão demográfica no Distrito Federal provocou um crescimento rápido e desordenado, trazendo, como consequência, uma série de problemas relacionados à propriedade imobiliária na região. Assim, surgiram várias ocupações ilegais, tanto de terras públicas quanto de particulares, os denominados "condomínios irregulares" que são predominantemente habitados pela população de classe média do DF - existem, aproximadamente, seiscentos mil moradores vivendo nessas áreas. Ao mesmo tempo, a falta de um Plano de Ordenamento Territorial (PDOT) pelo Governo local, ocasionou alguns problemas ambientais que podem ser minimizados por meio das recomendações de conscientização deste trabalho, até que o Governo possa então finalmente assumir as rédeas dessa tarefa. A metodologia utilizada foi empírica, acrescida de consulta a acervo bibliográfico. O objetivo geral é a formação de consciência ecológica na população dos condomínios horizontais do Distrito Federal acerca da responsabilidade ambiental necessária para assegurar a continuidade dos recursos naturais às gerações futuras. Como resultado, este trabalho apresenta uma cartilha ambiental contendo a sugestão de um modelo de desenvolvimento sustentável que, espera-se, seja implantado nessas áreas, por meio da formação de lideranças comunitários que, por sua vez, poderão dar continuidade à árdua tarefa de formação de consciência acerca do desenvolvimento sustentável em cada um desses conjuntos habitacionais horizontais. PALAVRAS-CHAVE: Crescimento desordenado. Recursos naturais. Gerações futuras. Formação de lideranças comunitárias. Environmental education model for horizontal condos - case-study developed in Distrito Federal, Brazil ABSTRACT: The demographic explosion in the Federal District caused a rapid and unplanned growth, bringing as a result, a series of problems related to immovable property in the region. Thus, there were several illegal occupations, both public and private lands, so-called "irregular condos" that are predominantly inhabited by middle-class population of the DF - there are approximately six hundred thousand residents living in these areas. At the same time, the lack of a Territorial Ordering Plan (PDOT) by local government, has caused some environmental problems that can be minimized through the recommendations of awareness of this work until the Government could then finally take control of this task. The methodology used was empirical, increased by bibliographic query. The general goal is the formation of ecological consciousness in the population of horizontal condos in the Federal District on the environmental responsibility needed to ensure the continuity of natural resources for future generations. As a result, this work presents an environmental primer containing the suggestion of a model of sustainable development that, expected to be deployed in these areas through training of community leaders who, in turn, may continue the arduous task of training awareness on sustainable development in each of these housing flat. KEYWORDS: Disordered growth. Natural resources. Future generations. Communities' leadership formation.

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Author Biography

Nélio S. Machado, Universidade de Brasília - UnB

Sou Biólogo da Universidade de Brasília, onde trabalho no Departamento de Ecologia. Também sou professor de Biologia no sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tenho pós-graduação em Educação e Promoção da Saúde pela UnB, curso concluso em Dezembro de 2009.

Published

2011-07-19

How to Cite

MACHADO, N. S. Modelo de educação ambiental para condomínios horizontais - estudo de caso desenvolvido no Distrito Federal. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 10, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/REE-v10n12011-20659. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20659. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos Originais