A formação continuada de educadores(as) infantis por meio da linguagem cinematográfica: breves considerações

Authors

  • Analúcia Morais Vieira
  • Núbia Silvia Guimarães Paiva

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v8n22009-20414

Keywords:

FORMA, CINEMA, INF, CULTURA

Abstract

A discussão aqui apresentada traz uma reflexão acerca da linguagem cinematográfica como uma possibilidade de problematização de questões presentes na Educação de um modo geral e na sala de aula em particular. Esse artigo é fruto do projeto de extensão "A Formação Continuada de Educadores (as) Infantis através da Linguagem Cinematográficaâ€?que foi desenvolvido no período de dezembro de 2006 a junho de 2007. O projeto foi desenvolvido através de 10 dez módulos com duração de 4 (quatro) horas cada e por duas palestras de 2 horas cada. Foi realizado por profissionais que atuam no Grupo de Estudos da Infância - GEI/ESEBA. Esse projeto possibilitou espaço e tempo de estudos, reflexões e debates com a sociedade, através da formação continuada de educadores/as infantis do município e do estado. Propusemos um espaço de discussão, vivência e reflexão de um trabalho marcado essencialmente pela valorização da arte cinematográfica. Arte esta tão pouco explorada pela educação, mas que tem um importante papel na construção das diferentes atividades sócio-culturais dos/as professores/as.

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Author Biographies

  • Analúcia Morais Vieira
    Profª Drª de Educação Infantil da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia
  • Núbia Silvia Guimarães Paiva
    Profª Ms. de Educação Infantil da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia

Published

2010-01-27

Issue

Section

Original Articles

How to Cite

MORAIS VIEIRA, Analúcia; GUIMARÃES PAIVA, Núbia Silvia. A formação continuada de educadores(as) infantis por meio da linguagem cinematográfica: breves considerações. Em Extensão, Uberlândia, v. 8, n. 2, 2010. DOI: 10.14393/REE-v8n22009-20414. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20414. Acesso em: 30 may. 2025.