III Mini UFUMUN

democratizando experiências e ampliando perspectivas a partir do Modelo de Simulação das Nações Unidas (MUN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2025-77652

Palavras-chave:

Educação, Política, Inclusão, Democratização, Extensão Universitária

Resumo

O “Mini UFUMUN” é um projeto educacional de simulação vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o objetivo de ampliar o acesso estudantil a eventos de simulação de organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto busca ser uma alternativa inclusiva a eventos similares de alto custo, com o apoio de recursos provenientes da Universidade e do projeto de extensão “Clube de Simulação Oswaldo Aranha” (CSOA). O projeto se divide em três comitês de simulação baseados em temas atuais de relevância global, sendo a terceira edição do evento baseada no conflito Israel-Hamas e o protocolo de atuação para a prevenção de epidemias globais, além da promoção de um comitê de imprensa, criando, assim, um espaço para jovens desenvolverem uma compreensão crítica sobre questões internacionais complexas. O evento, por meio do desenvolvimento comunicativo, não apenas auxilia na formação analítica da juventude, como também estimula a participação política dos estudantes. Dessa forma, o projeto ampliou o impacto da UFU na comunidade local, garantindo que mais estudantes, independentemente de sua condição socioeconômica, pudessem ter acesso a atividades educacionais de qualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Laura Andrade Franco, Universidade Federal de Uberlândia

    Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Felipe Araújo Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduando em Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Anna Luiza Ferreira Martins, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

  • Ana Flávia Vilela Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduanda em Relações Internacionais na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.

GORDON, N.; PERUGINI, N. Human shields: a history of people in the line of fire. Oakland: University of California Press, 2024.

HMUN. HARVARD MODEL UNITED NATIONS. What is HMUN? HarvardMUN, 2025. Disponível em: https://www.harvardmun.org/about. Acesso em: 17 jul. 2025.

NAÇÕES UNIDAS. Guia sobre o modelo da ONU. Nova Iorque: Nações Unidas, 2020.

NMUN. NATIONAL MODEL UNITED NATIONS. About us: mission and history. NMUN, 2025. Disponível em: https://www.nmun.org/about-nmun/mission-and-history.html. Acesso em: 17 jul. 2025.

THE LAST OF US. When you’re lost in the darkness (temporada 1, ep. 1). The last of us [Seriado]. Direção: Craig Mazin e Neil Druckmann. Produção: Craig Mazin e Neil Druckmann. Estados Unidos: HBO, 2023.

WORLDMUN. HARVARD WORLD MODEL UNITED NATIONS. Welcome to WorldMUN. WorldMUN, 2025. Disponível em: https://www.worldmun.org/welcome. Acesso em: 17 jul. 2025.

Downloads

Publicado

14-08-2025

Como Citar

FRANCO, Maria Laura Andrade; TEIXEIRA, Felipe Araújo; MARTINS, Anna Luiza Ferreira; SILVA, Ana Flávia Vilela. III Mini UFUMUN: democratizando experiências e ampliando perspectivas a partir do Modelo de Simulação das Nações Unidas (MUN). Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 184–196, 2025. DOI: 10.14393/REE-2025-77652. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/77652. Acesso em: 22 dez. 2025.