Dialogando com a possibilidade
conscientização das cotas para estudantes de uma escola pública em Pitanga/PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-2025-77557Palavras-chave:
Ações afirmativas, Educação em direitos humanos, Ensino superior, Política de cotas, Ensino básicoResumo
Este texto discorre sobre o projeto “Dialogando com a possibilidade: conscientização das cotas para estudantes de uma escola pública em Pitanga/PR”, vinculado ao componente curricular “Projetos de Extensão III”, desenvolvido por uma discente do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFPR. A ação foi realizada com estudantes de um colégio público da cidade, com o objetivo de contemplar a ação afirmativa das cotas, promovendo a conscientização dos alunos e o reconhecimento do espaço que ocupam como sujeitos históricos. Esse processo já vinha sendo discutido por meio de leituras nas disciplinas de “História da Educação”, “Filosofia da Educação” e “Didática”, com autores como Dermeval Saviani e Paulo Freire, que contribuem para a reflexão crítica sobre a realidade dos estudantes e a historicidade da educação brasileira. Em relação à metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa. Inicialmente, realizou-se uma sondagem junto à instituição, que reconheceu a relevância da temática. A intervenção consistiu na realização de um círculo cultural com os estudantes, a partir de frases de músicas do estilo rap, como forma de mobilização e diálogo. Como resultado, observou-se a importância da inserção paulatina dos estudantes na universidade e da valorização, pelo colégio, das singularidades de cada um.
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