Educação permanente, serviço social e assistência social

uma experiência de extensão universitária

Autores

  • Ana Paula Ornellas Mauriel Universidade Federal Fluminense
  • Robson Roberto da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-2024-71974

Palavras-chave:

Assistência social, Educação Permanente, Extensão Universitária, Serviço Social

Resumo

O texto apresenta uma sistematização da experiência do curso de extensão “O Trabalho de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social”, realizado pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, abrangendo o estado do Rio de Janeiro. Para isso, em um primeiro momento, relaciona as contradições do trabalho de assistentes sociais na política de assistência social no contexto recente e os princípios da Política de Educação Permanente na área de serviço social, com base nos documentos do Conselho Federal em Serviço Social (CFESS). Em seguida, caracteriza as etapas de concepção, implementação e os resultados da avaliação das três edições do curso de extensão pelos profissionais participantes.

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Biografia do Autor

Ana Paula Ornellas Mauriel, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; professora associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Capitalista, Trabalho e Política Social (GPODE).

Robson Roberto da Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; estágio pós-doutoral em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Brasil; professor adjunto da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

MAURIEL, A. P. O.; SILVA, R. R. da. Educação permanente, serviço social e assistência social: uma experiência de extensão universitária. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 2, p. 259–273, 2024. DOI: 10.14393/REE-2024-71974. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71974. Acesso em: 7 jan. 2025.

Edição

Seção

Relatos de Experiência