Jornada digital MEI

Autores

  • Maria Eduarda Silva Sant'Ana Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Kascilene Gonçalves Machado Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Stela Cristina Hott Corrêa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcos Luiz Lins Filho Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-71515

Palavras-chave:

Marketing digital, Microempreendedores, Capacitação

Resumo

Governador Valadares possui cerca de 25 mil microempreendedores individuais (MEI), somando 72% do total de empresas estabelecidas no município (Simples Nacional, 2022). Este modelo de organização empresarial é de significativa relevância, uma vez que ele é a base da geração da renda domiciliar de muitas famílias valadarenses. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMDCTI) tem favorecido e promovido o empreendedorismo e a inovação entre as empresas do município, notadamente dos MEI, por meio de diversos projetos, muitos deles em parceria com a UFJF/GV. Nesse sentido, para oferecer maior conhecimento para os microempreendedores foi realizada uma capacitação gratuita que ocorreu de forma presencial, com duração de três semanas, abordando os principais assuntos sobre o marketing digital. Assim, o objetivo deste relato de experiência é detalhar o processo de capacitação, bem como destacar os desafios e os aprendizados enfrentados no desenvolvimento do projeto e durante a capacitação dos MEI no marketing digital. Ao longo do projeto, foi observada a importância do uso do marketing digital pelos microempreendedores individuais e como essa relação desempenhou um papel importante no desenvolvimento de suas atividades.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Silva Sant'Ana, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

Kascilene Gonçalves Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, Brasil; professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

Stela Cristina Hott Corrêa, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil; professora no Departamento de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

Marcos Luiz Lins Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil; professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

07-06-2024

Como Citar

SANT’ANA, M. E. S.; MACHADO, K. G.; CORRÊA, S. C. H.; LINS FILHO, M. L. Jornada digital MEI. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 304–316, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-71515. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71515. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência