Jornada digital MEI

Autores

  • Maria Eduarda Silva Sant'Ana Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Kascilene Gonçalves Machado Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Stela Cristina Hott Corrêa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcos Luiz Lins Filho Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-71515

Palavras-chave:

Marketing digital, Microempreendedores, Capacitação

Resumo

Governador Valadares possui cerca de 25 mil microempreendedores individuais (MEI), somando 72% do total de empresas estabelecidas no município (Simples Nacional, 2022). Este modelo de organização empresarial é de significativa relevância, uma vez que ele é a base da geração da renda domiciliar de muitas famílias valadarenses. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMDCTI) tem favorecido e promovido o empreendedorismo e a inovação entre as empresas do município, notadamente dos MEI, por meio de diversos projetos, muitos deles em parceria com a UFJF/GV. Nesse sentido, para oferecer maior conhecimento para os microempreendedores foi realizada uma capacitação gratuita que ocorreu de forma presencial, com duração de três semanas, abordando os principais assuntos sobre o marketing digital. Assim, o objetivo deste relato de experiência é detalhar o processo de capacitação, bem como destacar os desafios e os aprendizados enfrentados no desenvolvimento do projeto e durante a capacitação dos MEI no marketing digital. Ao longo do projeto, foi observada a importância do uso do marketing digital pelos microempreendedores individuais e como essa relação desempenhou um papel importante no desenvolvimento de suas atividades.

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Biografia do Autor

  • Maria Eduarda Silva Sant'Ana, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

  • Kascilene Gonçalves Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, Brasil; professora do Departamento de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

  • Stela Cristina Hott Corrêa, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil; professora no Departamento de Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

  • Marcos Luiz Lins Filho, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil; professor na Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

07-06-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

SANT'ANA, Maria Eduarda Silva; MACHADO, Kascilene Gonçalves; CORRÊA, Stela Cristina Hott; LINS FILHO, Marcos Luiz. Jornada digital MEI. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 304–316, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-71515. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71515. Acesso em: 31 mar. 2025.