A construção de uma ação intergeracional na escola

desafios e potencialidades

Autores

  • Janaína Maria Oliveira Lima Universidade Federal do Paraná
  • Cleiton Henrique dos Reis Universidade Federal do Paraná
  • Michaela Camargo Docente na Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Lucélia Justino Borges Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-71080

Palavras-chave:

Idoso, Criança, Envelhecimento, Escola, Intergeracionalidade

Resumo

O presente relato origina-se da ação intergeracional intitulada Envelhecimento na sociedade e nos esportes, desenvolvida e aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Curitiba, no ano de 2022. A intervenção objetivou a ampliação das perspectivas das crianças em relação ao envelhecimento, bem como o contato intergeracional entre crianças, adultos e pessoas idosas. O principal desafio encontrado estava relacionado ao tempo para desenvolvimento das atividades planejadas. Como potencialidades, destacam-se a relação escola-universidade como espaço de docência e ensino-aprendizagem, o envolvimento das crianças, (re)pensar estereótipos, a troca entre gerações e a representatividade, de modo que a possibilidade de estabelecer e promover vínculos intergeracionais foi semeada pela extensão universitária em conjunto com o ensino básico brasileiro. A proposta da intervenção configurou-se na possibilidade da quebra de paradigmas e estereótipos entre as diferentes gerações, assim como a ação intergeracional na escola provou ser uma excelente e potente ação de ensino-aprendizado gerontológico.

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Biografia do Autor

  • Janaína Maria Oliveira Lima, Universidade Federal do Paraná

    Graduanda em Educação Física (ABI) na Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil; bolsista do Projeto EnvelheSendo, na mesma instituição.

  • Cleiton Henrique dos Reis, Universidade Federal do Paraná

    Graduando em Educação Física na Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil.

  • Michaela Camargo, Docente na Prefeitura Municipal de Curitiba

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil; docente na Prefeitura Municipal de Curitiba, Paraná, Brasil.

  • Lucélia Justino Borges, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil; docente do Departamento de Educação Física na Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil.

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Publicado

07-06-2024

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

LIMA, Janaína Maria Oliveira; REIS, Cleiton Henrique dos; CAMARGO, Michaela; BORGES, Lucélia Justino. A construção de uma ação intergeracional na escola: desafios e potencialidades. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 265–279, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-71080. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71080. Acesso em: 29 mar. 2025.