A construção de uma ação intergeracional na escola

desafios e potencialidades

Autores

  • Janaína Maria Oliveira Lima Universidade Federal do Paraná
  • Cleiton Henrique dos Reis Universidade Federal do Paraná
  • Michaela Camargo Docente na Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Lucélia Justino Borges Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-71080

Palavras-chave:

Idoso, Criança, Envelhecimento, Escola, Intergeracionalidade

Resumo

O presente relato origina-se da ação intergeracional intitulada Envelhecimento na sociedade e nos esportes, desenvolvida e aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Curitiba, no ano de 2022. A intervenção objetivou a ampliação das perspectivas das crianças em relação ao envelhecimento, bem como o contato intergeracional entre crianças, adultos e pessoas idosas. O principal desafio encontrado estava relacionado ao tempo para desenvolvimento das atividades planejadas. Como potencialidades, destacam-se a relação escola-universidade como espaço de docência e ensino-aprendizagem, o envolvimento das crianças, (re)pensar estereótipos, a troca entre gerações e a representatividade, de modo que a possibilidade de estabelecer e promover vínculos intergeracionais foi semeada pela extensão universitária em conjunto com o ensino básico brasileiro. A proposta da intervenção configurou-se na possibilidade da quebra de paradigmas e estereótipos entre as diferentes gerações, assim como a ação intergeracional na escola provou ser uma excelente e potente ação de ensino-aprendizado gerontológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Maria Oliveira Lima, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Educação Física (ABI) na Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil; bolsista do Projeto EnvelheSendo, na mesma instituição.

Cleiton Henrique dos Reis, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Educação Física na Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil.

Michaela Camargo, Docente na Prefeitura Municipal de Curitiba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil; docente na Prefeitura Municipal de Curitiba, Paraná, Brasil.

Lucélia Justino Borges, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil; docente do Departamento de Educação Física na Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil.

Referências

ALMEIDA, S. T. Envelhecimento bem-sucedido e as aprendizagens no esporte competitivo: uma forma de adaptação de atletas que praticam corrida. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 233-239, abr. 2011. DOI 10.1590/S1809-98232011000200005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/JQPb8pndCf84ZRMSVcWyKXq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 5 set. 2023.

ANTUNES, M. D. C. P.; MOREIRA, M. C. Educação intergeracional e envelhecimento bem-sucedido. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, v. 15, n. 1, p. 21-32, 2018. DOI 10.5335/rbceh.v15i1.6052. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/6052/114114473. Acesso em: 4 set. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto da Pessoa Idosa e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1 out. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm. Acesso em: 30 jan. 2024.

BRASIL. Lei nº 14.423, de 22 de julho de 2022. Altera a Lei no 10.741, de 1º de outubro de 2003, para substituir, em toda a Lei, as expressões “idoso” e “idosos” pelas expressões “pessoa idosa” e “pessoas idosas”, respectivamente. Diário Oficial da União, Brasil, 22 jul. 2022. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/36111502/publicacao/36113477. Acesso em: 30 jan. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 mar. 2023.

CURITIBA. Referencial da educação integral em tempo ampliado da rede municipal de ensino de Curitiba. 2020. Disponível em: https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/referencial-da-educacao-integral-em-tempo-ampliado/11704. Acesso em: 19 nov. 2023.

GOLDMAN, S. N. As dimensões culturais, sociais e políticas do envelhecimento. In: ALVES JUNIOR, E. D. (org.). Envelhecimento e vida saudável. Rio de Janeiro: Apicuri, 2009. p. 27-41. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/236561/envelhecimentoVidaSaudavel.pdf?sequence=1. Acesso em: 21 set. 2023.

LUCHESI, B. M.; DUPAS, G.; PAVARINI, S. C. I. Avaliação da atitude de crianças que convivem com idosos em relação à velhice. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, v. 33, n. 4, p. 33-40, 2012. DOI /10.1590/S1983-14472012000400004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/4CBqpw9VRc5QCk9MyTfyVnv/?lang=pt. Acesso em: 5 set. 2023.

OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Década do envelhecimento saudável nas Américas. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/decada-do-envelhecimento-saudavel-nas-americas-2021-2030. Acesso em: 4 set. 2023.

SCHNEIDER, R. H.; IRIGARAY, T. Q. O envelhecimento na atualidade: aspectos cronológicos, biológicos, psicológicos e sociais. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 25, n. 4, p. 585-593, 2008. DOI 10.1590/S0103-166X2008000400013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/LTdthHbLvZPLZk8MtMNmZyb/?lang=pt#. Acesso em: 21 set. 2023.

TARALLO, R. S.; NERI, A. L.; CACHIONI, M. Atitudes de idosos e de profissionais em relação a trocas intergeracionais. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Rio de Janeiro, v. 20, n. 3, p. 423-431, 2017. DOI 10.1590/1981-22562017020.160194. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbgg/a/HwQrCFSKZxS6styFw65VHyz/?lang=pt#. Acesso em: 21 set. 2023.

TODARO, M. Á.; CACHIONI, M. Representações da velhice: uma análise dos desenhos de crianças, antes e depois de uma ação educativa gerontológica. Horizontes, Itatiba, v. 40, n. 1, p. 1-22, 2022. DOI 10.24933/horizontes.v40i1.1212. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1212/664. Acesso em: 20 set. 2023.

VIEIRA, Y. O. et al. Estereótipos dos idosos retratados nos desenhos animados da filmografia ocidental. Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 91-112, 2016. DOI 10.23925/2176-901X.2016v19i3p91-112. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/31554/22006. Acesso em: 24 jun. 2023.

Publicado

07-06-2024

Como Citar

LIMA, J. M. O.; REIS, C. H. dos; CAMARGO, M.; BORGES, L. J. A construção de uma ação intergeracional na escola: desafios e potencialidades. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 265–279, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-71080. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71080. Acesso em: 31 out. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência