A construção de uma ação intergeracional na escola

desafios e potencialidades

Autores

  • Janaína Maria Oliveira Lima Universidade Federal do Paraná
  • Cleiton Henrique dos Reis Universidade Federal do Paraná
  • Michaela Camargo Docente na Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Lucélia Justino Borges Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-71080

Palavras-chave:

Idoso, Criança, Envelhecimento, Escola, Intergeracionalidade

Resumo

O presente relato origina-se da ação intergeracional intitulada Envelhecimento na sociedade e nos esportes, desenvolvida e aplicada em uma escola da rede pública de ensino do município de Curitiba, no ano de 2022. A intervenção objetivou a ampliação das perspectivas das crianças em relação ao envelhecimento, bem como o contato intergeracional entre crianças, adultos e pessoas idosas. O principal desafio encontrado estava relacionado ao tempo para desenvolvimento das atividades planejadas. Como potencialidades, destacam-se a relação escola-universidade como espaço de docência e ensino-aprendizagem, o envolvimento das crianças, (re)pensar estereótipos, a troca entre gerações e a representatividade, de modo que a possibilidade de estabelecer e promover vínculos intergeracionais foi semeada pela extensão universitária em conjunto com o ensino básico brasileiro. A proposta da intervenção configurou-se na possibilidade da quebra de paradigmas e estereótipos entre as diferentes gerações, assim como a ação intergeracional na escola provou ser uma excelente e potente ação de ensino-aprendizado gerontológico.

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Biografia do Autor

Janaína Maria Oliveira Lima, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Educação Física (ABI) na Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil; bolsista do Projeto EnvelheSendo, na mesma instituição.

Cleiton Henrique dos Reis, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Educação Física na Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil.

Michaela Camargo, Docente na Prefeitura Municipal de Curitiba

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil; docente na Prefeitura Municipal de Curitiba, Paraná, Brasil.

Lucélia Justino Borges, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil; docente do Departamento de Educação Física na Universidade Federal do Paraná, Paraná, Brasil.

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Publicado

07-06-2024

Como Citar

LIMA, J. M. O.; REIS, C. H. dos; CAMARGO, M.; BORGES, L. J. A construção de uma ação intergeracional na escola: desafios e potencialidades. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 265–279, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-71080. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/71080. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência