Necessidade de valorização dos programas e projetos institucionais de extensão nas IES brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v23n12024-70646

Palavras-chave:

Extensão, Universidade, Valorização, Transformação Social, Promoção de Saúde, Programa Institucional de Extensão

Resumo

A extensão universitária é pautada na relevância do contato dos estudantes de ensino superior com a sociedade, uma inter-relação capaz de gerar transformação social. Ela visa a proporcionar pedagogicamente o exercício e aprimoramento profissional, de forma a criar diálogo, troca de conhecimento e contato com desafios, advindos do compromisso social com quem circunda a academia. Nesse contexto, programas de extensão são ações permanentes e estruturantes que integram diferentes linhas da universidade de modo interdisciplinar, interprofissional e intersetorial; têm caráter orgânico-institucional, orientações para um objetivo comum e devem ser estruturantes na Universidade e pautar-se na indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa. Para mais, por meio dos diversos programas e projetos de extensão que possui, a UFCSPA oferece aos estudantes vivências que fomentam uma formação crítica e responsável dos indivíduos. Destaca-se o “Programa de Extensão Contação de Histórias na Promoção da Saúde” que, há 15 anos, tem como propósito possibilitar vivências práticas humanizadas entre alunos e pacientes, utilizando-se da literatura para criar cuidados em saúde. Desse modo, o histórico da extensão brasileira evidencia sua importância e a necessidade de valorização dos programas e projetos universitários, por meio de investimento das IES na institucionalização dessas atividades, e gera uma união benéfica entre o meio acadêmico e social.

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Biografia do Autor

Eduarda Filter Schuh, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Mariana Kohanoski da Silva, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Luciana Boose Pinheiro, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Doutora em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora Associada 2 do Departamento de Educação e Humanidades da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Análises Narrativas (LABAN).

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Publicado

07-06-2024

Como Citar

SCHUH, E. F.; SILVA, M. K. da; PINHEIRO, L. B. Necessidade de valorização dos programas e projetos institucionais de extensão nas IES brasileiras. Revista Em Extensão, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 23–36, 2024. DOI: 10.14393/REE-v23n12024-70646. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/70646. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais